Hospital Regional de Marabá incentiva bons hábitos para combater o diabetes





Há quatro anos, o diagnóstico de diabetes foi um choque para Mezac Santos, que é líder de Portaria no Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá (PA). O primeiro sinal da doença foi percebido no trânsito: por alguns segundos a vista "apagou" e ele não conseguiu enxergar nada enquanto dirigia. Depois vieram a sede excessiva e as constantes idas ao banheiro. Hoje, Mezac tenta controlar o problema com medicamento e, recentemente, decidiu retomar a luta contra a balança, inscrevendo-se no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvido pelo Serviço de Nutrição e Dietética e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital.

"Eu entrei no Programa para reduzir o peso justamente pelo diabetes, mas tenho dificuldade com disciplina. Quando fico nervoso, desconto na comida. Estar acima do peso me trouxe outro problema: um estresse crônico. Mas sei que a melhora depende só de mim", disse o colaborador.

Como Mezac, mais de 12,5 milhões de brasileiros sofrem com o diabetes, segundo o Ministério da Saúde. O País é o quarto com maior número de pessoas acometidas pela doença no mundo, atrás da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente, de acordo com um levantamento do International Diabetes Federation.

Nesta quinta-feira, 27/06, Dia Nacional de Controle do Diabetes e o Dia Internacional do Diabético, o Hospital Regional de Marabá promove um debate sobre os sintomas, as causas e o tratamento da doença, com o objetivo de incentivar bons hábitos para prevenir ou tratar o diabetes. A programação contará com a participação de uma nutricionista da Unidade e terá como público os usuários ambulatoriais. A ideia é aproveitar o momento em que eles aguardam a chamada para consulta médica e exame e orientá-los sobre como melhorar a qualidade de vida.

Entenda a doença

O diabetes é uma doença crônica causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas para quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, provocando o aumento da glicose no sangue.

Os principais sintomas: aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, vontade constante de ir ao banheiro, sede excessiva, infecções fúngicas na pele e unhas, feridas que demoram a cicatrizar e distúrbios cardíacos e renais. Como fatores de risco destacam-se obesidade, hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, estresse emocional e altos níveis de colesterol e triglicérides.

Se não for tratada de forma adequada, a doença pode causar infarto, acidente vascular cerebral, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros, dentre outras consequências.

Serviço

Palestra educativa sobre o combate ao diabetes
Quando: 27/06
Onde: Hospital Regional do Sudeste do Pará (Rod. PA 150, s/n, em frente ao Centro de Convenções)