Alimentação indígena será tema de bate-papo na Faculdade Serra Dourada



Para comemorar o Dia do Nutricionista, a Faculdade Serra Dourada, em Altamira, realiza, na próxima sexta-feira (30), um bate-papo com o tema “Intervenção Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas na Região do Xingu”. O evento acontece a partir das 19h na Sala de Metodologias Ativas e vai contar com a participação dos alunos, professores do curso de Nutrição e das nutricionistas convidadas Helena Modesto e Teodora Honorato Alencar, que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

A região do Médio Xingu, da qual Altamira faz parte, abriga nove etnias indígenas de três troncos linguísticos diferentes: Tupi (povos Assurini do Xingu, Araweté, Parakanã, Juruna, Xipaya e Kuruaya), Macro-Jê (povos Xikrin e Kararaô) e Karib (povo Arara). São cerca de 5 mil indígenas que vivem na região. Alguns deles já deixaram as Terras Indígenas e Reservas Extrativistas para morar nas cidades, o que interferiu na forma de alimentação desses povos.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Saúde Humana da Serra Dourada, Daiane Oliveira, essa mudança de habitat dos indígenas também provocou uma alteração nos hábitos alimentares e produtos consumidos, o que fez com que algumas doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão se tornassem mais frequentes nessa população. “Os indígenas passaram a consumir mais produtos industrializados, com açúcar e gordura, uma alimentação muito diferente da encontrada nas aldeias. E isso faz com que doenças decorrentes da má alimentação ou da falta de nutrientes começassem a aparecer com mais frequência entre eles. Durante esse bate-papo, será mostrado aos alunos esse panorama e quais as possíveis soluções, já que, no futuro, muitos dos nossos profissionais formados poderão atuar junto a esse público”, afirma.

SERVIÇO
Local: Faculdade Serra Dourada, Av. Novo Horizonte, Altamira - PA
Data: 30/08 (sexta-feira)
Hora: 15h
Entrada gratuita