Exposição fotográfica chama atenção para os sintomas do câncer infantojuvenil



Em alusão ao Setembro Dourado, a Casa Ronald McDonald Belém lança neste domingo, 01, uma exposição com registros fotográficos feitos por Fabíola Tuma, Jefferson Ferreira e alguns arquivos da instituição, de crianças e adolescentes, hóspedes da instituição.  A ideia é chamar atenção para os sintomas do câncer infanto-juvenil através das histórias de 24 pacientes oncológicos em tratamento ou que se trataram no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. A mostra está aberta à visitação, gratuitamente, no Hall de entrada do Shopping Bosque Grão-Pará.

Algumas das fotos foram feitas em ensaios fotográficos, outras, foram registros espontâneos, que captaram a essência de crianças e adolescentes que, em determinado período da vida, se cruzaram e passaram pela Casa Ronald McDonald Belém. Ao lado de cada foto, mães, pais, avós e jovens contam suas histórias, cada um do seu jeito, com a peculiaridade de como enxergaram ou enxergam a experiência da doença. Os sintomas são parte importante de cada uma das 24 histórias para chamar atenção do público.

Aos finais de semana, ainda poderão ser adquiridos produtos e informações sobre a Casa Ronald McDonald Belém com voluntários da instituição. A Casa abre espaço ainda para arrecadar brinquedos para doar às crianças e adolescentes no Dia das Crianças.

Atenção aos sintomas
Cerca de 70% dos casos de câncer infantojuvenis podem ser curados, se diagnosticados precocemente e os pacientes podem ser reinseridos socialmente com qualidade de vida. Contudo, a dificuldade está justamente na identificação dos sintomas, pois muitas vezes, eles se parecem com o de doenças comuns na infância.

Febre frequente, vômitos, ínguas na região do pescoço, virilha, axila, inchaço na região da barriga, dor óssea, dor de cabeça ou inchaços por baques, são situações que merecem atenção. O primeiro passo é levar ao pediatra e se os sintomas não desaparecem em no máximo três semanas, é necessário procurar ajuda especializada (informações da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC).


Casa Ronald McDonald Belém
Com o conceito de ser “uma casa longe de casa”, a Casa Ronald McDonald Belém atua há sete anos na capital paraense acolhendo de forma gratuita crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, provenientes do interior do Pará e de estados vizinhos pactuados, em tratamento de câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.

Em 2019, o Programa Casas Ronald McDonald completa 45 anos de atuação em mais de 60 países no mundo. No Brasil o programa é realizado desde 1999 e com a inauguração no Estado do Pará, a Casa Ronald McDonald Belém se tornou a primeira da região Norte do Brasil.

Com apoio institucional da Associação Colorindo a Vida, a Casa possui 35 suítes, nove salas de convivência, brinquedoteca, auditório, refeitório, sala para oficinas de diversas atividades, além de áreas de cunho administrativo.

Além da Casa Ronald, a Associação Colorindo a Vida é responsável pelo desenvolvimento do Programa Diagnóstico Precoce que consiste na capacitação de profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do estado do Pará, para que possam diagnosticar o câncer em crianças e adolescentes em seus próprios municípios, potencializando, assim, as chances de cura.