Por Felipe Rodrigues, especialista em
e-commerce e sócio-fundador do ENVIOU (que reúne uma suíte de ferramentas que
ajudam as lojas online a vender mais) e do Meu Dim Dim (plataforma de cashback)
- Verifique a disponibilidade de
produtos em estoque;
- Certifique-se de que a equipe de
logística já está totalmente organizada para a ocasião e faça os últimos
ajustes;
- Faça um último checkup com a equipe de TI para que a loja não saia do ar, caso o número de acessos seja muito elevado;
- Cheque se a equipe de atendimento já está afinada e devidamente treinada para atendimentos de emergência e auxílio aos clientes, inclusive na madrugada;
- Verifique os preços dos produtos. O
consumidor está atento e pesquisando os produtos que quer adquirir desde já,
assim, cuidado com os preços praticados atualmente e os que serão anunciados na
Black Friday. Garanta que o desconto será real;
- Também observe as políticas de frete.
Não adianta oferecer desconto no produto e embuti-lo no frete. Não tente enganar
o consumidor;
- Atenção às comunicações feitas na
loja.Se determinado produto em promoção for de uma coleção anterior, deixe isso
claro;
- Revise as ações de marketing
programadas: para garantir que os clientes saibam dos itens em promoção, comece
a anunciar a participação da loja na Black Friday com algumas semanas de
antecedência. Um bom meio para isso é o e-mail marketing. Seja criativo,
ofereça pequenas “pílulas” do que será possível adquirir com descontos;
- Organize avaliações do histórico de
compras de quem já é cliente da sua loja e, se possível, ofereça produtos
relacionados na Black Friday com descontos especiais para esse consumidor
específico. Essa é uma boa forma de prestigiar e fidelizar clientes;
- Vai fazer campanha de cashback?
Verifique se os mecanismos estão claros para os clientes e cuide para que o
sistema entregue os valores prometidos;
- Faça uma revisão de
todos os pontos com o seu time para garantir que a ação seja perfeita e boas
vendas!