Direito na Escola reforça ECA




A equipe da Vara Distrital da Infância e Juventude de Icoaraci, coordenada pelo juiz Antônio Cláudio Von Lohrmann Cruz, realizará nesta quinta-feira, 21, o encerramento anual das atividades do projeto “Direito se aprende na escola: Desmistificando o ECA”. A programação ocorrerá na Escola Municipal Avertano Rocha, que recebe, desde fevereiro deste ano, ações do projeto, com o objetivo de informar alunos, docentes e corpo técnico sobre aspectos legais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio do uso de metodologias colaborativas.

Segundo o magistrado Cláudio Von Lohrmann Cruz, a escola Avertano Rocha serviu de piloto para que o projeto, posteriormente, possa se expandir para todas as escolas de ensino público de Icoaraci. Ainda de acordo com o juiz, o principal objetivo do projeto é tirar o Estatuto da Criança e do Adolescente de dentro dos Tribunais e trazê-lo para perto das crianças e dos adolescentes, fazendo com que eles conheçam e exijam os seus direitos. 

Na programação de encerramento, haverá premiações aos alunos com os melhores textos produzidos sobre o tema. Também ocorrerá apresentações culturais realizadas pelos alunos, com canto e música.

A Escola Municipal Avertano Rocha possui aproximadamente 436 alunos, divididos em 12 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (com alunos de 10 a 14 anos no turno da manhã e de 12 a 17 anos no turno da tarde). Além de dar publicidade aos direitos e deveres previstos no ECA, o projeto também leva demandas de situações problemáticas existentes no contexto escolar para subsidiar a elaboração de ações futuras.