O ano letivo de 2019 ainda não acabou,
mas a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já definiu todo o calendário
escolar para o próximo ano. A programação pedagógica de 2020 é uma das pautas
do II Encontro Regional de Educação, que acontece em Belém até esta
quinta-feira (12).
O ano letivo de 2020 iniciará no dia 03
de fevereiro em todas as escolas estaduais, terá 200 dias de atividades
efetivas e só terminará em 29 de dezembro. Antes do início, nos dias 30 e 31 de
janeiro, a Seduc realiza a Jornada Pedagógica. O material que subsidiará a
jornada será fornecido pela própria secretaria com as evidências do fluxo de
2019.
Segundo a secretária-adjunta de ensino
da Seduc, Ana Paula Renato, o calendário traz algumas novidades nas ações, que
a partir de agora serão organizadas e padronizadas de forma sequencial.
"As USEs (Unidade Seduc na Escola)
e UREs (Unidade Regional de Educação) receberão o currículo integrado com
perfil de entrada e saída de cada aluno, o que permitirá avaliar que tipo de
estudante queremos do início ao final do ano", explica Ana Paula.
O calendário prevê, ainda, a realização
de atividades estruturantes para Língua Portuguesa, Matemática e produção
textual desde o ensino fundamental até o médio. Outras ações passam a constar
no calendário, como, por exemplo, o Dia da Família na Escola, momento em que a
direção da escola apresentará aos pais e responsáveis o calendário do trimestre
e dizer o que cada unidade de ensino espera deles. "Os indicadores de
educação mostram que quando a família é presente na escola os alunos apresentam
melhor rendimento", destaca a secretária adjunta. A data se repetirá pelo
menos outras três vezes ao longo do ano.
Outra novidade é a realização de
avaliações diagnósticas intercaladas com cada período avaliativo. A avaliação
monitora o andamento da aprendizagem do aluno desde o início do ano.
"Através dela poderemos avaliar se o aluno realmente aprendeu e
identificar onde estão as suas maiores dificuldades", explica a secretária
adjunta.
O Encontro Regional de Educação tem como
objetivo avaliar as metas de educação pactuadas no início de 2019 e monitorar a
agenda da aprendizagem em cada escola da rede estadual de ensino. Participam do
encontro secretários municipais de educação, gestores de USEs e UREs, técnicos
e diretores de escolas. O encontro já foi realizado em Altamira, Bragança,
Santarém e Marabá. Em Belém, participam educadores da Região Metropolitana,
parte da região nordeste e Marajó.