No Dia Nacional da Segurança do Paciente, Hospital Regional de Marabá reforça a importância da higienização das mãos




No Dia Nacional da Segurança do Paciente, lembrado nesta quarta-feira, 1/2, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, irá promover treinamentos e ações educacionais aos pacientes e colaboradores sobre a "higienização das mãos". A unidade, que pertence ao Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, compreende a necessidade de reforçar as orientações de prevenção diante da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

Obedecendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as ações serão coordenadas na unidade sem aglomerações, sendo realizada pelo Núcleo de Qualidade e de Segurança do Paciente (NQSP), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalares (CCIH). Os departamentos irão reforçar as ações educativas de higienização das mãos que vem sendo promovidas desde o início da pandemia no combate ao novo coronavírus.

A importância da higienização das mãos

A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços assistenciais no ambiente hospitalar.

Durante á ação também serão repassadas informações importantes aos colaboradores sobre a rotina hospitalar e medidas preventivas que devem ser adotadas no atendimento ao usuário, desde a sua admissão até a alta médica, transferência ou remoção.

Para a diretora Assistencial do Regional do Sudeste do Pará, Maria do Carmo Freitas, a segurança do paciente não é uma tarefa apenas dos profissionais assistenciais, mas de todos que fazem parte do dia a dia da unidade. "Esse ano estamos focando nossas ações na higienização das mãos devido a pandemia que existe em nosso país. É uma ação simples, mais fundamental para a segurança de nossos pacientes, e de todas as pessoas que circulam diariamente pelo hospital. Durante todo o ano realizamos diversas atividades que tem como principal objetivo garantir a segurança de todos", explicou.

O Regional de Marabá é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito, referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses.