![]() |
| Crédito: Alex Ribeiro - Ag. Pará |
O governador Helder Barbalho acompanhou
os atendimentos realizados hoje (25) na Policlínica Itinerante que está desde
ontem em Cametá, na região Tocantins. A unidade móvel realiza consultas para
casos de média e baixa complexidade de Covid-19.
"A Policlínica Itinerante nasceu
com a missão de ajudar o interior. Estamos em Cametá e seguiremos de maneira
rápida e precoce para fazer o atendimento para os pacientes que estão com
síndrome aguda respiratória ainda em estágio leve, para evitar o agravamento e
dessa forma evitar que se precise chegar a uma internação", avaliou Helder.
O chefe do poder executivo paraense
explicou que a iniciativa de levar atendimento ambulatorial para tratar casos
de síndrome aguda respiratória no interior do Estado, é uma estratégia para
enfrentar o avanço do novo coronavírus nos centros que registram elevadas taxas
da doença, mas também é voltada para que comunidades do entorno possam ter
acesso à saúde.
"Aqui em Cametá, estamos atendendo
a cidade, mas também estamos à disposição e chamando os moradores das ilhas,
das comunidades ribeirinhas, pescadoras e pescadores para que possam atender a
todos que aqui moram", explicou o governador do Estado.
Durante a agenda, Helder vistoriou os
espaços onde ficam os consultórios e também as áreas onde são realizados os
atendimentos. O Governador conversou com os pacientes que contaram como foram
recebidos. Parte da população que buscou auxílio médico é moradora da zona
rural de Cametá, municípios vizinhos e de ilhas da região.
Seu Manoel Marques é de Carapajó. O
pescador conta que veio de balsa em busca de consulta. O senhor de 55 anos foi
atendido e diz que quando voltar pra casa vai recomendar o serviço aos
vizinhos. "Eu tava precisando muito. Amanhã eu tenho fé em Deus que vou
trazer a minha mãe. Foi muito bom o atendimento, o médico perguntou o que
estava sentindo e eu contei. Quando voltar pra casa, vou avisar aos vizinhos
sobre essa ação", contou, agradecido, o ribeirinho.
O objetivo do Governo do Pará, com esta
ação, é dar suporte de atendimento à saúde aos municípios com os maiores
números de casos de Covid-19. A equipe que participa da iniciativa que percorre
as cidades do estado é formada por 40 profissionais entre médicos, enfermeiros
e técnicos de enfermagem. Entre os envolvidos na ação, estão os médicos que
solicitaram a antecipação da formatura para Universidade do Estado do Pará
(UEPA).
O trabalho dos médicos é acompanhado
pela gestão da Policlínica Itinerante. Dr. Sipriano Ferraz, Coordenador de
Contingência da Policlínica do Estado, afirma que os profissionais seguem todos
os protocolos e diretrizes orientadas: "Um dos diferenciais dessa equipe é
o contato humanizado com os pacientes, o diálogo direto. Vemos talentos e
profissionalismo de quem está com todo gás para trabalhar sábado, domingo e
todos os dias. Essa iniciativa tem sido muito positiva para eles e
principalmente para a população paraense que está sendo atendida".
Medicamentos - Azitromicina,
hidroxicloroquina e cloroquina integram o protocolo terapêutico do Ministério
da Saúde para o tratamento da doença e também são disponibilizados na
Policlínica Itinerante. A decisão final do uso cabe aos pacientes, a partir de prescrição
do médico, que também deve informar os efeitos colaterais.
Atendimento simultâneo - A cidade de
Cametá é a quarta a receber a estrutura de saúde móvel voltada para atender os
casos de média e baixa complexidade da doença. A Policlínica Itinerante atende,
pela primeira vez, simultaneamente, dois municípios do Pará. O Governo do
Estado iniciou no dia 23, o atendimento Itinerante na cidade de Bragança, no
nordeste paraense.
No interior do Estado, o projeto iniciou
os atendimentos no dia 14 de maio, em Santo Antônio do Tauá, onde foram
realizados 700 atendimentos. Castanhal foi a segunda cidade a receber a unidade
móvel que atendeu 1.500 pessoas. Em Bragança, em dois dias foram registrados
880 atendimentos. Em Cametá, no primeiro dia, ocorreram 428 atendimentos
Serviço: A Policlínica Itinerante Cametá
está instalada no Centro Esportivo, que fica em frente ao Hospital Regional do
Município.

