A OdontoCompany, a maior rede de
clínicas odontológicas do Brasil com quase 700 unidades por todo o País, lançou
o serviço de teleodontologia durante a quarentena imposta devido ao novo
coronavírus e, assim, contribuir minimizando o fluxo de pessoas fora de casa.
“É mais um canal para que o cliente tenha acesso a nós, seja para tirar dúvida
ou fazer uma primeira triagem sobre que tipo de dor está sentindo. A
odontologia é um serviço que demanda um atendimento presencial, mas diante das
circunstâncias, é um passo que damos para evitar ao máximo o deslocamento das
pessoas”, afirma Dr. Paulo Zahr, presidente da rede.
O serviço é oferecido a todos os
clientes, tanto para os novos quanto os que estão em tratamento, e acontece por
meio de uma plataforma especializada em teleconferência, em que consta, também,
os dados, o diagnóstico e o histórico de receituário do cliente. Dependendo do
caso, os profissionais podem direcionar para apps mais simples, como o próprio
WhatsApp, em que é possível ver a dentição. A liberação deste tipo de
atendimento por parte das entidades responsáveis vem bem a calhar, quando o
objetivo prioritário, agora, é ficar em casa, mas não significa que será
extinto tão logo a quarentena termine.
“A teleodontologia é um produto que o
mercado vinha adotando e alguns países já implementaram. No Brasil, a liberação
é favorecida em virtude da pandemia, mas deve permanecer mesmo após o término
dela, pois representa o que há de novo no segmento odontológico. Há, claro,
algumas dificuldades, pois o tratamento é manual e requer a presença de um
profissional e do paciente, mas o que compete a dúvidas e uma análise não tão
detalhada e profunda, é possível fazer a distância”, conclui o Dr. Zahr.