O
Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), que
planejou a ampliação das ações dentro dos canteiros, em parceria com o Serviço
Social da Indústria (SESI Pará), lança nesta sexta-feira (5) a campanha
"Com Cuidado Se Constrói" em 50 canteiros de obras da Região
Metropolitana de Belém. A meta é reforçar as orientações de saúde e segurança
para os trabalhadores da construção civil na prevenção do contágio pelo novo
coronavírus.
Além
disso, o sindicato vai elaborar o monitoramento de medidas com os agentes de
decisão de cada empresa. No dia 20 de março, o Sinduscon-PA lançou a campanha
de prevenção ao Covid-19 “Juntos, vamos superar esse desafio!", que contou
o apoio dos empresários do setor da construção. Na iniciativa, engenheiros e técnicos da saúde
e segurança do trabalho levaram, diariamente, orientações de prevenção à
Covid-19 para os trabalhadores nos canteiros de obra, mostrando que os cuidados
devem ser tanto no âmbito do trabalho quanto no familiar.
Segundo o
presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o objetivo é sistematizar,
padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos
canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com
divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao
coronavírus e distribuição de máscaras e álcool gel.
“A partir
da parceria do SESI-PA, pretendemos conseguir resultados amplos e mais eficazes,
criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas
para
atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas
atividades”,
explica Carvalho. Num primeiro momento o trabalho será focado em ações de
prevenção com metodologias específicas para gestores e operários e contará com
uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do
trabalho e enfermagem.

