Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará lança campanha de prevenção



O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), que planejou a ampliação das ações dentro dos canteiros, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Pará), lança nesta sexta-feira (5) a campanha "Com Cuidado Se Constrói" em 50 canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém. A meta é reforçar as orientações de saúde e segurança para os trabalhadores da construção civil na prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

Além disso, o sindicato vai elaborar o monitoramento de medidas com os agentes de decisão de cada empresa. No dia 20 de março, o Sinduscon-PA lançou a campanha de prevenção ao Covid-19 “Juntos, vamos superar esse desafio!", que contou o apoio dos empresários do setor da construção.  Na iniciativa, engenheiros e técnicos da saúde e segurança do trabalho levaram, diariamente, orientações de prevenção à Covid-19 para os trabalhadores nos canteiros de obra, mostrando que os cuidados devem ser tanto no âmbito do trabalho quanto no familiar.

Segundo o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o objetivo é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao coronavírus e distribuição de máscaras e álcool gel.

“A partir da parceria do SESI-PA, pretendemos conseguir resultados amplos e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas
para atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas
atividades”, explica Carvalho. Num primeiro momento o trabalho será focado em ações de prevenção com metodologias específicas para gestores e operários e contará com uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do trabalho e enfermagem.