Detran inicia ações da Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira (18)

 


O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, nesta sexta-feira (18), a abertura da Semana Nacional de Trânsito. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o evento é realizado anualmente com o objetivo de melhorar a conduta de pedestres e motoristas. A campanha educativa de 2020 tem como tema principal "Perceba o risco, proteja a vida", e busca orientar e conscientizar a população sobre os principais fatores de risco de acidentes no trânsito.

 No Pará, o Detran realizará uma intensa programação com ações de abordagem a pedestres e condutores de veículos nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB). A abertura ocorre às 8h e se concentrará na barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 22 da BR-316, em Benevides. As ações terão a parceria dos demais órgãos de trânsito, como a Polícia Rodoviária Estadual, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

 Durante toda a manhã, as equipes da Coordenadoria de Educação farão abordagens educativas nas vias, orientando os condutores sobre a necessidade de adotar medidas de segurança no trânsito. Entre as principais estão o uso adequado de capacete, do cinto de segurança, respeito ao limite de velocidade e à sinalização e transporte seguro de crianças em carros e motocicletas, dentre outras.

 Além das orientações quanto aos riscos de acidentes e mortes motivados por imprudência no trânsito, o Detran também vai alertar sobre as penalidades que o condutor pode sofrer ao cometer as infrações.

 A Semana Nacional de Trânsito segue até o dia 25 de setembro com ações especiais realizadas na RMB e nas cidades de Santarém, Soure, Salvaterra, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Brejo Grande do Araguaia.

 Educação de Trânsito por Todo o Pará - Desde o dia 8 deste mês, o Detran realiza o Projeto "Educação de Trânsito por Todo o Pará". Os servidores da Coordenadoria de Educação estão percorrendo as 12 Regiões de Integração do Estado para orientar os moradores sobre a importância da segurança nas estradas do Pará. Com isso, o Detran pretende regionalizar as ações, levando em consideração as especificidades em cada município e formando multiplicadores em cada região. As três equipes vão percorrer as regiões até o final de novembro.