Inscrições abertas para oficinas online de percussão com ritmos paraenses

 

Oficineiro Genesis Santos

Neste mês, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás abrirá mais quatro turmas de percussão para quem deseja aprender os ritmos regionais. As aulas serão transmitidas via WhatsApp, gratuitamente, para quem solicitar pelos telefones (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451. Os alunos receberão certificado de participação.

 A primeira oficina ocorrerá de 6 a 9 de outubro, sempre às 20h, com orientações sobre o contexto e os toques dos instrumentos de percussão que compõem o ritmo carimbó. Os encontros serão conduzidos pelo oficineiro Rafael Bastos. Na semana seguinte, de 13 a 16, no mesmo horário, o lundu será abordado nas oficinas por Kleber Benigno.

 De 20 a 23, o oficineiro Genesis Santos orientará sobre o principal instrumento do tradicional Festival de São Benedito, realizado em Bragança, nordeste do Pará: a rabeca bragantina, considerada a “voz” da Marujada.

 O ritmo que encerrará as oficinas de outubro da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás é a guitarrada, criada pelo Mestre Vieira a partir da fusão do choro com o carimbó, merengue, cumbia, mambo, bolero e brega. As aulas sobre a guitarrada acontecerão de 20 a 23 de outubro, com o professor Davi Amorim.

 Casa da Cultura de Canaã

 O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

 

Oficineiro Rafael Bastos


Instituto Cultural e Chamada Vale de Patrocínios

 O Instituto Cultural foi lançado pela Vale no último dia 22 de setembro. A Iniciativa vem valorizar e criar oportunidades de acesso à produção cultural como meio de transformação social. O Instituto nasce simultaneamente à 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais, com edital de R$ 20 milhões. O edital inédito busca projetos que valorizam os patrimônios e identidades brasileiras, ao mesmo tempo em que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nos locais onde são realizados. Partindo do conceito de que onde existe a cultura existe transformação, serão aceitos projetos de proponentes de todo o país dentro da diversidade de manifestações culturais brasileiras.  As inscrições vão até o dia 14 de outubro e devem ser feitas no site do Instituto. Acesse a página na internet: http://institutoculturalvale.org e saiba mais.

 

Serviço 

Oficina de percussão de carimbó

 Quando: 6 a 9 de outubro, às 20h.

 

Oficina de percussão em lundu

 Quando: 13 a 16 de outubro, às 20h.

 

Oficina de percussão de rabeca bragantina

 Quando: 20 a 23 de outubro, às 20h.

 

 Oficina de guitarrada

 Quando: 27 a 30 de outubro, às 20h.

  Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451.