Joelma, cantora paraense e Fabiano Castro que lançará o livro "Menino de Belém"

 


 

Tradicional festa do Círio de Nazaré que acontece em Belém do Pará, este ano devido ao COVID-19 está diferente, a maioria das atividades serão de forma remota. A corda que faz a ligação entre os romeiros e a "Nazinha", a Santa Rainha da Amazônia, já está preparada, mas não será usada. Sabe-se que a festa se originou em Portugal e foi transmitida pelos Jesuítas, até que Plácido, um caboclo encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por volta de 1700, em um igarapé. Ele, como um bom católico, levou a santa para a casa a fim de prestar adoração.

 Mesmo assim, a santa voltava para o igarapé. E foi neste lugar que foi construída a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da santa que carrega o filho nos braços inspira a fé do povo Brasileiro. Para Mariza Black, cantora e devota da virgem de nazaré: só uma mãe poderia amparar a outra. "Minha história de devoção começou com a minha gravidez precoce, gravidez minha e de nossa senhora, que esteve comigo à todos os momentos, meu filho nasceu saudável e hoje tem 20 anos", completa a cantora que faz parte do Coral Vozes de Cristo Rei, criado pela Minds Idiomas de Belém.

 A corda, tradicional no cortejo e na festa que dura mais de 15 dias e movimenta o povo paraense, está exposta na Estação das Docas e a outra parte seguirá para as 95 paróquias de Belém. Este ano sem os tradicionais festejos, a rede Minds Idiomas que a mais de 10 anos participa das comemorações culturais da cidade, faz a chamada: "Mulheres no Círio", e conta com a participação de várias mulheres ilustres como Mariza Black, mostrando a força do feminino na festa.

 Livro Menino de Belém que foi escrito durante a pandemia

 Ainda neste momento, tão inóspito, Fabiano Castro, Diretor Nacional da Minds Idiomas, nascido em São Paulo e que através de uma revelação bíblica foi parar em Belém e se apaixonou pelo Círio de Nazaré, resolveu durante o isolamento escrever um livro "Menino de Belém" contando a sua trajetória. Ele escolheu lançar seu livro na época, que para ele é o ápice da Fé e devoção do povo Paraense. "O lançamento vai ser através de uma live, contando a minha história de fé e devoção até chegar a Belém e encontrar Nossa Senhora de Nazaré, e saber que todos os meus sonhos estavam aqui, em um lugar que eu nunca tinha colocado os pés antes. E hoje, se tornou a minha casa", afirma Fabiano Castro, Diretor da Minds Idiomas.

 "A fé dos Paraenses é renovada todos os anos através da procissão, nós como franqueadora apoiamos os movimentos culturais, que nos inspiram a sermos educadores melhores, trazendo essa troca cultural para o nosso método de ensino. Há 10 anos temos orgulho de participar da festa e, este ano estamos unidos para que a fé seja renovada da forma mais segura possível apoiando ideias inovadoras e a representatividade durante a festa mesmo que remota", finaliza Leiza Oliveira CEO da Minds Idiomas.

 Serviço:

 Lançamento do livro - O Menino de Belém

 Data: 08/10/2020

 Live: @ fabianodiretor // @ queissadacomunicacao // Fabiano Castro (Facebook)