Equipe de Stand Up Paddle faz expedição no Marajó



A equipe Superação Stand Up Paddle, aproxima praticantes de “SUP” de Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, em atividade única que relaciona turismo de experiência à prática de esporte de aventura, no período de 20 a 22 de novembro, na cidade de Soure, Ilha do Marajó.

Essa é a proposta da IV Sup Expedição do Marajó. Evento que surgiu da mobilização de praticantes de stand up paddle de Belém, na perspectiva de desbravar a maior ilha flúvio marítima do planeta. Como explica um dos idealizadores do evento, o radialista e comunicador Ruy Montalvão.

“Esse movimento vem sendo construído desde 2017. Nossa ideia foi de apresentar esse pedaço da Amazônia primeiramente para aqueles que mesmo morando numa cidade como Belém, formada por 39 ilhas, desconhecem esse potencial hídrico insular. O Marajó com toda sua imensidão, cultura e belezas naturais fica somente há 87 quilômetros partindo do terminal hidroviário de Belém. Então, por que não apresentar a Ilha aos nossos remadores por meio da prancha e ainda ajudar as comunidades visitadas gerando desenvolvimento local e estímulo ao turismo de base comunitária?”, reflete Montalvão.

As edições anteriores foram marcadas pela realização de oficinas e rodas de conversa com crianças e adolescentes de Soure que culminavam na limpeza dos rios da Reserva Extrativista Marinha de Soure.

Com a pandemia da Covid-19, a ação não será realizada para evitar aglomeração e disseminação do vírus, segundo as recomendações de segurança da OMS – Organização Mundial de Saúde.

A experiência da cultura local, seja pela oralidade de seus habitantes, gastronomia, belezas naturais e roteiros de remadas em mangues, rios, praias e fazendas, é o cenário perfeito para os amantes da natureza e para os esportes náuticos não motorizados, como o “SUP”, abreviação de stand up paddle, que significa remo em pé.

A Sup Expedição do Marajó está em sua quarta edição e recebe 25 remadores de Belém, São Paulo e Rio de Janeiro. A aventura de três dias na costa leste da ilha será registrada para um documentário sobre sup na Amazônia, com direção do comunicador Ruy Montalvão.

A difusão da experiência documentada, pretende apresentar roteiros únicos, para o fortalecimento do turismo de base comunitária como potência de desenvolvimento local com sustentabilidade e protagonismo, a partir de um conjunto de ações capaz de consolidar Soure como um dos principais destinos turísticos de Water Sports na Amazônia.

 

Serviço: IV Sup Expedição do Marajó

 Data: 20-22 de Novembro

Local: Soure (Ilha do Marajó)

Imprensa: 91 981388071