A Superintendência Executiva de
Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) começa a partir desta segunda-feira, 03, o
cadastramento estudantil 2021 para a emissão da primeira via da meia-passagem.
Através da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), a SeMOB vai oficiar
as escolas da rede pública (estadual, municipal e federal) e particular para
encaminharem a relação dos alunos matriculados, estabelecendo prazos.
Segundo a coordenadora do COAU, Patrícia
Ellen Conceição, o envio dessa relação deve ser feito de forma online.
Posteriormente, um representante da escola, autorizado no sistema Passe Fácil,
deverá confirmar a lista, presencialmente, no posto de atendimento, localizado
no mercado de São Brás. “Somente após isso, o aluno poderá procurar a emissão
do cartão, fazendo o agendamento no endereço
sis.passefacil.com.br/WebAgendamentoBel”, explicou.
O atendimento para a emissão da primeira
via da meia-passagem estudantil será agendado, com o objetivo de atender aos
protocolos de segurança sanitária a evitar aglomerações e a contaminação pelo
Covid-19. A expectativa é realizar cerca de 280 atendimentos diários, “aproximadamente 35 pessoas por hora”.
Para solicitar a carteira de
meia-passagem estudantil, o estudante deve se dirigir ao posto de atendimento
no mercado de São Brás, na data e hora agendadas, munido de documento de
identidade, uma foto 3x4 e comprovante de residência.
Outros atendimentos – A coordenadora do
COAU explicou que, atualmente, o posto do Passe Fácil instalado no mercado de
São Brás está funcionando na emissão de segunda via da meia-passagem
estudantil, primeira e segunda vias do Cartão Sênior e segunda via do Cartão
Especial. Em média, são feitos de 150 a 200 atendimentos por dia, no Mercado de
São Brás, no horário de 8 às 16 horas. “Esse atendimento não é agendado”,
esclareceu.
É importante informar que para a emissão
de segunda via de cartões de meia-passagem, o estudante deve apresentar
documento de identidade, comprovante de residência, uma foto 3x4, Boletim de
Ocorrência ou o cartão inutilizado e declaração da escola, que tem validade de
um mês.
Já a primeira via do cartão Passe Fácil
Sênior é necessária a apresentação de documento de identidade, uma foto 3x4 e
comprovante de residência. Para a segunda via, além disso, o Boletim de
Ocorrência ou cartão inutilizado e taxa paga de R$ 36,00. O mesmo para a
segunda via do cartão Passe Fácil Especial.
A coordenadora do COAU avisa que esses
atendimentos realizados no posto Passe Fácil, no mercado de São Brás, de
segunda via dos cartões de meia-passagem, Sênior e Especial e primeira via do
cartão Sênior também podem ser feitos no posto Bel Fácil da SeMOB, localizado
no Parque Shopping, na Augusto Montenegro.