A vocação e o compromisso pelo
atendimento humanizado em saúde movem 184 profissionais como a técnica de
Enfermagem Regilene Costa no Hospital de Porto Trombetas (HPTR), localizado no
distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA). Aproximadamente 750
mil atendimentos foram realizados nesta região nos 36 anos de atividades do
HPTR, que serão comemorados nesta sexta-feira, dia 23 de julho. “Eu sou
apaixonada pela minha profissão. Escolhi cuidar incondicionalmente das pessoas,
visando o bem-estar, sua integridade e dignidade. Vê-las voltando para casa com
a saúde restabelecida, ativa em mim um sentimento de compaixão e
solidariedade”, declara Regilene Costa, que nasceu em Prainha e há 24 anos
trabalha neste hospital.
Em sua trajetória, Regilene conta que
viu e vivenciou muitas situações que serviram como aprendizado e crescimento
profissional e que ela acredita que também contribuíram para o fortalecimento e
a credibilidade do HPTR. “É muito gratificante fazer parte de uma empresa que
busca melhoria contínua pela qualidade na assistência dos pacientes, criando
novos processos, aperfeiçoando o sistema de gestão, buscando certificações e
capacitando profissionais”, comenta.
Mantido pela Mineração Rio do Norte
(MRN) e gerenciado pela Pró-Saúde, o hospital tem mais de 25 especialidades,
entre presenciais e telemedicina, realizando atendimentos ambulatoriais, de
urgência, cirurgias e internações. O HPTR também acompanha as mudanças na
região nesses 36 anos, evoluindo na qualidade profissional, técnica e de
infraestrutura para atender os desafios da saúde na região. “Crescemos com
tecnologias, pessoal, treinamento e especialistas. Nossos principais desafios
são conseguir atender as comunidades de Porto Trombetas, quilombolas e
ribeirinhas de Oriximiná, considerando as especificidades de saúde, região e
logística com as compras de materiais”, pontua Diogo Abreu, gerente do
Departamento de Saúde da MRN.
Infraestrutura - Entre as 25
especialidades estão pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, clínica
médica, cirurgia geral, anestesiologia, sendo que estas disponibilizam
atendimento 24 horas. Entre os 184 funcionários, 24 são médicos. O HPTR tem 22 leitos de internação e realiza
exames de análises clínicas, patologia e diagnóstico por imagem. Paralelamente,
realiza atendimentos ambulatoriais de medicina do trabalho, oftalmologia,
puericultura e diversas especialidades fornecidas via telemedicina.
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Fotos: Divulgação:Pró-Saúde |
Superação na pandemia
O maior desafio foi trabalhar de forma
intensa na linha de frente da prevenção e combate ao novo coronavírus, sendo
referência de assistência à saúde para as comunidades da região do Porto
Trombetas e Alto Trombetas. “Além do atendimento hospitalar, participamos da
campanha de prevenção junto ao comitê de crise e à equipe da MRN. Fizemos
testagem e isolamento em massa, tratamento imediato em todos os pacientes que
nos procuraram, contratamos equipe exclusiva e criamos uma unidade exclusiva de
Covid-19. Disponibilizamos ainda uma UTI móvel para a retirada de pacientes
graves e críticos, entre outras ações, conduzidas bravamente no cenário da
pandemia. Atualmente, também estamos vacinando alguns grupos como prioritários,
gestantes, comorbidades e lactantes, entre outros, em um posto, montado no
Cineteatro de Porto Trombetas”, conclui Abreu.
Entre os pacientes que receberam
tratamento e tiveram rápida recuperação no HPTR estão a empreendedora Luciana
Castro Marinho e o esposo dela, o policial militar Benedito Ferreira Borges,
que foram diagnosticados com o novo coronavírus no início de 2021. “Começamos a
sentir os sintomas, mas não queríamos acreditar que era Covid-19, pois tivemos
esta doença quando começou a pandemia. Fomos atendidos no dia 10 de janeiro e
retornamos para casa para fazer o tratamento. No dia 15, começamos a sentir
sintomas mais intensos da doença. Por isso, fomos para o hospital, onde ficamos
internados por 11 dias. Ficamos debilitados e desanimados, mas o acompanhamento
e o tratamento foram maravilhosos e nos deram força para acreditar que a gente
ia se recuperar. Só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas
e a equipe de higienização. Com certeza, o acolhimento, a atenção e os cuidados
destes profissionais fizeram a gente vencer esse vírus”, relata Marinho.
Certificação de boas práticas
Uma das importantes conquistas foi o
selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem, recebido em novembro de
2019, que certifica as boas práticas e as resoluções atreladas à prática da
assistência de enfermagem do hospital. Atualmente, a equipe do HPTR trabalha
para obter uma nova certificação, desta vez internacional, relacionada à
segurança do paciente. A Comissão de Humanização também é um dos diferenciais
que contribuem para o HPTR ser considerado referência em média e baixa
complexidade nesta região. “Os
atendimentos valorizam especificidades como as de comunidades quilombolas,
respeitando ao máximo a privacidade, a forma de viver e conviver. Também temos
diversos projetos como Grávidas de Trombetas, Crescendo Juntos, A Hora do
Soninho, entre ações e campanhas que somam com esta humanização do hospital”,
assinala o gerente do Departamento de Saúde da MRN.