Prefeitura de Belém conclama a população a completar a vacinação contra a Covid

 


Um total de 33.030 pessoas, entre idosos e profissionais da saúde, ainda não completou a vacinação com a segunda dose do imunizante na capital paraense. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) alerta a população belenense a completar o ciclo vacinal e ajudar não só a capital paraense, mas o mundo, a fazer a prevenção da doença, que desde o início do ano de 2020 contabiliza no Brasil mais de meio milhão de mortos.

 De acordo com o levantamento do órgão de saúde, dois grupos estão com o esquema vacinal avançado: o dos idosos e dos profissionais da saúde. O primeiro computou 201.369 pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo que 189.859 delas receberam as duas doses. No entanto, 5,72% foram registradas como ausentes porque não tomaram a segunda dose. O segundo grupo, por sua vez, apresenta 68.519 vacinados com a primeira dose e 46.999 com a segunda. Entretanto, os dados revelam que 21.520 profissionais precisam tomar a segunda dose, o que correspe a 31,41%.

 Completar a imunização com a segunda dose é fundamental para reduzir os riscos contra a doença, alerta o Diretor de Vigilância de Sesma, Cláudio Salgado. “É muito importante fazer a segunda dose, pois quem completa a imunização, aumenta o percentual de proteção, tanto para a doença, como à morte. Nós precisamos realmente completar esse processo. É importante que a população tenha isso em mente também e compareça toda vez que a gente chamar”, enfatizou. 

Conscientização - Informativos, publicações e campanhas nas redes sociais são estratégias de comunicação que a Prefeitura de Belém tem trabalhado para conscientizar os belenenses a não deixar de tomar a vacina, principalmente, por se tratar de um ato coletivo, como explica o Dr. Cláudio Salgado.

 “A vacinação é um ato individual, porque você se imuniza. Porém, é mais do que um ato individual, é coletivo, porque quando o indivíduo se vacina, protege também toda a comunidade, que é o fundamento da vacinação. Se você não se vacina, acaba resultando em um problema muito maior, pois você deixa de ser um bloqueio para o vírus, como consequência, vai disseminá-lo a outras pessoas, incluindo as que não tiveram chance de se vacinar”, explicou. 

Comorbidade - Nesta quarta-feira, 28, serão vacinadas com a segunda dose, exclusivamente, as pessoas com comorbidades nascidas de 1962 a 1969, que receberam a primeira dose da vacina da Pfizer, entre os dias 05 e 08 de maio de 2021, e as que estão com data marcada para receber a segunda dose nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho. 

Considerando a antecipação da vacinação para o dia 28 de julho, não serão aplicadas segundas doses de vacina da Pfizer nos dias 29, 30 e 31 de julho.

 No dia 28 serão vacinadas também todas as pessoas que tomaram a primeira dose da Oxford/Astrazenecas e que estão com a segunda dose atrasada. 

A Sesma informou que, no total, 255.693 pessoas já tomaram a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o momento, ou seja, já completaram o processo de imunização. Quem perdeu a segunda dose, precisa aguardar a próxima chamada ou repescagem para o seu grupo. A segunda chamada para os faltosos será realizada de acordo com a chegada de novas remessas de imunizante ao município.

 Serviço 

A imunização será das 9h às 17h. Para se vacinar, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e cartão de vacinação.

 Confira o endereço dos 25 pontos de Vacinação: 

1. Boulevard Shopping Belém - Estacionamento G6, Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;

 2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica; 

3. Cassazum, Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco; 

4. Espaço Cultural Castanheira Shopping Center, Rod. BR 316, km 01, 3° piso; 

5. Colégio do Carmo, Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha; 

6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, bairro da Condor; 

7. Escola de Enfermagem da UEPA, Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá; 

8. Escola Rosalina Cruz, Av. Senado Lemos, 3430, bairro da Sacramenta; 

9. Faculdade Cosmopolita, Av. Tavares Bastos 1313, bairro da Marambaia; 

10. Fibra - Av. Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré; 

11. Funbsoque - Av. Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro; 

12. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso, bairro do Marco; 

13. Ginásio Mangueirinho. Av. Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão; 

14. Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, Praça Pio XII, nº 148; 

15. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, Tv. dos Andradas, 1110, bairro Ponta Grossa; 

16. Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular, Tv. São Roque, 789, Cruzeiro; 

17. Igreja do Evangelho Quadrangular, na Rua Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá; 

18. Mosqueiro, Escola Estadual Carananduba, Rod. Eng. Augusto Meira Filho, 51; 

19. Mosqueiro, Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, Rua Rodrigues Pinajé, 998; 

20. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G); 

21. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358; 

22. Unama do Parque Shopping, Av. Augusto Montenegro, 4.300, bairro Parque Verde, acesso lateral pela Rua Betânico; 

23. Unama, Av. Alcindo Cacela, nº 287;

 24. Unifamaz, Av. Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto; 

25. Mirante do Rio, no Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá.