A Norte Energia, empresa privada que é
concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, tem aprimorado seu diálogo com
a população indígena da região do empreendimento, no sudoeste do Pará. Por meio
de 88 estações de rádio, a empresa tem investido na comunicação com as aldeias,
com a transmissão de informações em 3 línguas: Tupi, Macro-Jê e Karib, faladas
por mais de 4 mil indígenas de nove etnias do Médio Xingu.
O diálogo constante com a comunidade da região é uma prática da Norte Energia e envolve não só a população indígena, mas também ribeirinhos da Volta Grande do Xingu, pescadores e moradores transferidos para os bairros construídos pela empresa e outros públicos não indígenas.
Para interação com esses públicos, a empresa conta com estruturas físicas e uma central de atendimento telefônico gratuito que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Saiba mais:
Núcleos de comunicação
Na Volta Grande do Xingu, a empresa possui um Núcleo de Comunicação na comunidade da Ressaca (Senador José Porfírio) e outro na comunidade Rio das Pedras (Anapu). Essas estruturas são destinadas à interação social e a promoção de atividades de divulgação, informação, diálogo entre as partes interessadas e a produção de conhecimento junto aos moradores dessa região.
0800
O público atendido pela Norte Energia também mantém diálogo com a empresa por meio da Central Belo Monte 24 Horas. Ao ligar para o número 0800 091 2810, a comunidade pode esclarecer dúvidas gratuitamente, 24 horas por dia e sete dias por semana.
De janeiro de 2015 a junho de 2021, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos, o que torna a ferramenta a principal porta de atendimento à população assistida pelo empreendimento.
Mais perto da comunidade
Recentemente, a empresa lançou o programa de rádio “Belo Monte Mais Perto de Você”. Além da audiência das rádios comerciais, o programa é distribuído para mais de 3.200 pessoas cadastradas pela Rede de Comunicação Popular, via aplicativo de celular.