Hydro Paragominas completa 15 anos de operação

 


Fundado em 1965, o município de Paragominas, no sudeste do Pará, se aproxima dos seus 60 anos como exemplo de cidade sustentável. Com atividades econômicas relacionadas à pecuária, produção florestal, entre outros, a cidade também é destaque no ranking dos municípios mineradores do Pará e do Brasil. 

  

De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), em 2021 o Pará foi o maior gerador de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) do país. O ranking dos dez maiores municípios mineradores do país em 2021 possui apenas municípios paraenses e Paragominas ocupa a sexta posição. 

  

“A mineração aqui em Paragominas foi muito bem pensada, desenhada, dialogada e planejada. Desta forma, foi muito positivo para Paragominas e auxiliou a cidade a crescer de forma organizada. Houve investimento na saúde, no social, na educação, no transporte e em outras áreas”, comenta a advogada Maxiely Scaramussa, autora do livro “Paragominas – A experiência de se tornar um município verde na Amazônia”. 

  

A extração de bauxita na Hydro Paragominas completa 15 anos em março deste ano. A mina, que é o primeiro elo da cadeia do alumínio, é uma das principais em operação no Pará e tem trabalhado para ser uma grande aliada no desenvolvimento da cidade. 

  

“Todas as conquistas alcançadas ao longo destes 15 anos foram fruto do trabalho de milhares de pessoas e do compromisso de todos com o desenvolvimento da Mineração Paragominas e da região. Nosso objetivo é continuar investindo em excelência operacional e inovação e crescendo de forma sustentável junto com a cidade”, celebra o diretor de Operações da Hydro Bauxita & Alumina, Carlos Neves.