Prefeitura de Belém mantém uso obrigatório de máscaras como medida de proteção à Covid-19

 A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que segue mantendo a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital, como medida de prevenção à covid-19. A medida será reavaliada ao longo deste mês de abril. 

Apesar da liberação do uso de máscaras em locais abertos pelo governo do Estado e do avanço da cobertura vacinal (82% com as duas doses na capital), a Sesma avalia que a medida ainda se faz necessária, para conter o avanço do coronavírus. 

O atual cenário de evidentes melhoras não exclui a possibilidade de uma nova onda de infecções, como aliás, tem ocorrido na China e em vários países europeus. Além disso, a capital encontra-se em pleno inverno amazônico quando a disseminação de outras síndromes respiratórias é frequente.

 Portanto, por uma questão de cautela, a manutenção do uso de máscaras neste momento se constitui na última barreira à disseminação da covid-19 na nossa sociedade. Mais que recomendável, é necessária. 

A Sesma reforça que segue monitorando, por meio de uma equipe técnica, a situação da pandemia na capital e que ainda não foi notificada quanto à recomendação da Defensoria Pública do Estado (DPE).