Para contar histórias de quem vive no Médio Xingu e como a chegada da Usina Hidrelétrica Belo Monte mudou a realidade da população, a Norte Energia, empresa privada e concessionária do empreendimento, está veiculando em suas redes sociais a websérie “Conheça Belo Monte”. A produção mostra a contribuição da empresa para o desenvolvimento socioeconômico da região, assim como para a preservação da bacia hidrográfica do rio Xingu e a geração de energia limpa e renovável para o Brasil.
Além de apresentar as melhorias realizadas na infraestrutura das cidades do entorno, o conteúdo também destaca as iniciativas da empresa junto às comunidades urbanas e rurais atendidas por seus projetos. Com temas como a proteção do Rio Xingu, protagonismo das comunidades tradicionais, incentivo à cultura e ao diálogo junto a populações de áreas remotas, os episódios trazem depoimentos de moradores da região que contam o que mudou desde a chegada do empreendimento.
Um deles é Denis Gouvêa, que vive na
Vila da Ressaca, município de Senador José Porfírio, onde atua como agente de
comunicação em uma empresa contratada pela Norte Energia para atuar na interação
social com os moradores da região. A oportunidade de facilitar o diálogo entre
a Norte Energia e os vizinhos veio com a chegada da usina, que trouxe
benefícios para a localidade como o acesso gratuito à internet. “A comunidade
era carente nesse aspecto e tinha que ir à beira do rio ou escalar um morro,
porque apenas lá o sinal funcionava. Agora todo mundo consegue conectar seu
celular e falar com o ente querido que está distante”, comenta o morador.
Os episódios da websérie “Conheça Belo Monte”
são divulgados, nos perfis do empreendimento no Instagram (uhebelomonte),
LinkedIn (linkedin.com/company/norteenergia) e Facebook
(facebook.com/uhebelomonte), além do site da Norte Energia
(www.norteenergiasa.com.br).