Na madrugada de quarta-feira (20) no km 100 da BR 316 em Santa Maria do Pará, policiais rodoviários federais apreenderam o veículo Hiunday/HB 20, cor branca, placas aparentes PMS 5230/CE. O veículo estava sendo monitorado pela PRF após ter sido procurada e solicitado ajuda pela proprietária de um veículo com as mesmas características, Sílvia Helena Leite Barbosa da Frota , que reside em Fortaleza e estaria recebendo inúmeras multas por infrações de Trânsito cometidas em Belém.
O caso popularmente conhecido como clonagem veicular estava causando prejuízos da ordem de RS 2.000,00 para a proprietária do veículo clonado que denunciou a situação e solicitou auxilio à PRF que iniciou investigações sobre o caso. Haviam suspeitas de adulteração dos sinais identificadores, o que foi confirmado pelos agentes da PRF após minuciosa verificação na numeração do chassi do veículo.
O veículo "clone" era conduzido por Pablo Gabriel Silva dos Anjos, 36 anos de idade, que alegou ter comprado o veículo por R $ 32.000,00 de um primo seu há dois meses. Os agentes da PRF descobriram que o veiculo original que havia sido adulterado foi roubado em dezembro de 2015 em Fortaleza/CE, e a placa verdadeira era OSQ-1648. Também foi constatado que o CRLV apresentado pelo condutor era falso.
O condutor foi preso em flagrante pelos crimes de receptação de carro roubado, adulteração de sinais identificadores do veículo e uso de documento falso sendo conduzido para a polícia civil em Santa Maria do Pará para o início de inquérito policial.