Exigência do mercado de trabalho forma mestres e doutores mais jovens




Uma pesquisa realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) indicou crescimento no número de mestres e doutores jovens. Em 2014, a média de mestres foi de 32 anos de idade e os doutores foi de 37 anos. A pesquisa também apontou um aumento no número de programas de pós-graduação e de mestres e doutores no Pará, entre 1996 a 2014, alcançando 2,1% do total. Segundo docentes, as exigências cada vez mais rígidas do mercado de trabalho por profissionais altamente qualificados explicam o crescimento.

Um crescimento nos postos de trabalho no ensino superior, para os quais essas titulações acadêmicas são necessárias, também contribuiu para que este número aumentasse, de acordo com a análise da professora doutora em Comunicação Danila Cal. “Na área de Comunicação, por exemplo, já temos um bom número de mestres, mas uma enorme demanda de qualificação por meio de um doutorado ligado a esse campo de pesquisas. O Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama é o primeiro com esse perfil”, afirmou.

Hoje é possível verificar um bom número de linhas de pesquisa e opções para quem deseja seguir a carreira acadêmica, inclusive com inscrições abertas para Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia (Unama), de 01 a 05 de agosto. “Ainda há, em Belém, um número significativo de professores universitários especialistas ou mestres que precisam de oportunidade de qualificação e titulação. O corpo docente, qualificado e premiado em várias instâncias regionais e nacionais; a experiência na formação acadêmica; a interdisciplinaridade, que permite uma formação ampla e diversificadas e pesquisas pioneiras e de forte contribuição social realizadas no âmbito do curso são algumas das vantagens do Doutorado”, destacou.

Conhecer as linhas de pesquisa do curso e identificar um tema para o projeto de pesquisa que se pretende fazer são algumas das dicas da professora Danila Cal para os possíveis candidatos. “A primeira dica é conhecer as linhas de pesquisa do curso pretendido e os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos professores. Por meio dos currículos lattes deles, é possível conhecer artigos recentes publicados pelos docentes do curso e as áreas de interesse para investigação e orientação. A segunda dica diz respeito à identificação do tema que o candidato deseja pesquisar. Importante fazer pesquisa bibliográfica para saber o que já foi estudado a sobre aquele assunto”.


A professora também afirma que canais de busca como o Portal Capes e o Google Acadêmico podem oferecer um bom suporte para os estudos. “Preparar com antecedência o projeto de pesquisa é muito importante. Disponibilizamos um modelo para orientar candidatos em http://www.unama.br/ppgclc/processo-seletivo. 

Por fim, é importante estudar os textos indicados para prova, sempre buscando extrair os argumentos principais defendidos pelos autores, e procurar manter tranquilidade durante a entrevista. Às vezes, o candidato fica tão nervoso que não consegue apresentar adequadamente a proposta de pesquisa que pretende realizar”, concluiu.

Ascom/Unama