Macaco-prego criado como animal doméstico é encaminhado pela PRF à Parque Zoobotânico

Foto PRF


Um macaco-prego fêmea, foi entregue pela PRF ao Parque Zoobotânico de Marabá, após ter sido criado por 4 anos como animal doméstico. Os agentes da PRF estavam de plantão na unidade operacional em Dom Eliseu quando compareceu Antônia Irete Costa Pereira, informando que estava de posse de um animal silvestre da espécie conhecida por “macaco-prego” e que estaria tentando entregá-lo aos órgãos ambientais em Dom Elizeu e Imperatriz no Maranhão, mas não estava conseguindo.

Antônia Pereira informou aos agentes da PRF que criava o animal silvestre há aproximadamente quatro anos, após o ter encontrado ainda  filhote junto de sua mãe que estava morta. Afirmou também que queria entregá-lo antes aos órgãos ambientais, mas foi “amedrontada” por amigos e familiares que caso o fizesse seria presa mas agora, não via alternativa, devido à sua mudança de Dom Eliseu/PA para Imperatriz/MA, decidiu  procurar um órgão ambiental, pois sabia que não poderia transportar o animal em Rodovia Federal, sem autorização de órgão ambiental.

Tendo em vista a impossibilidade de entregar o macaco-prego em um órgão ambiental nas proximidades de Dom Eliseu, os agentes da PRF entraram em contato com parques ambientais em municípios próximos. A Fundação Zoobotânica de Marabá/PA, localizada a aproximadamente 230 quilômetros, aceitou receber o animal. 

O macaco-prego fêmea foi recebido pela equipe de tratadores da Fundação tendo sido colocado em um recinto de adaptação próximo a outros macacos da mesma espécie. O Ibama disponibiliza no seu site na internet, que a entrega espontânea de animal silvestre em órgão ambiental isenta as pessoas das sanções administrativas



Macaco-prega

Macaco-prego, (Cebus apella) é um mamífero onívoro, da família Cebidae, uns dos mais comuns primatas da América do Sul, tendo porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, com até 48 cm de comprimento, sem a cauda. Os macacos-prego têm hábitos diurnos e uma alimentação variada, composta principalmente por frutas, sementes, ovos, pequenos vertebrados, aranhas e uma grande variedade de insetos. Devido à destruição de seu habitat natural, assim como ao tráfico desse animal, o macaco-prego é considerado um animal ameaçado de extinção. Os macacos pregos são vendidos geralmente para a criação em cativeiro, principalmente por ser ensinado com grande facilidade. Apesar de se adaptarem muito bem ao cativeiro, por serem extremamente ativos, com frequência criam problemas a seus donos