Nada de som alto nas praias de Mosqueiro, Salinas e Marudá

Som alto nem pensar - Foto Agência Pará


Uma operação especial da Polícia Civil atua, até esta segunda-feira, para garantir maior tranquilidade para quem escolheu descansar nos balneários de Mosqueiro, Salinópolis e Marudá, em Marapanim: equipes da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) estão em ação para combater a poluição sonora e prevenir a perturbação do sossego público. A operação "Disque-Silêncio", que faz parte do planejamento da operação "Verão 2016", do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado, começou na noite desta sexta-feira (22) e se estenderá até a madrugada de segunda-feira (25).

Objetivo é coibir esses crimes através de ações de orientação dos banhistas. Eles são alertados sobre os abusos sonoros que sempre levam transtornos a essas localidades nos meses de férias. Por serem os balneários mais procurados, são também os que mais registram demandas da população quanto ao barulho excessivo gerado, principalmente, de veículos, residências e de estabelecimentos comerciais e de eventos.

Ao longo de todo o fim de semana, as equipes da DEMA também estarão em contato direto com as delegacias e as guarnições da Polícia Militar dessas localidades, para dar reforço ao atendimento de demandas relacionadas à poluição sonora e à perturbação do sossego público.

Denúncias - Para acionar a DEMA e encaminhar sua reclamação, basta entrar em contato com o fone 190. Em Salinópolis e Marudá, as ligações serão direcionadas aos Núcleos Integrados de Operações (NIOPs) regionais. Em Mosqueiro, as ligações serão recepcionadas pelo Centro Integrado de Operações (CIOP) de Belém. As delegacias locais e as próprias viaturas policiais, tanto da PM quanto da Polícia Civil, também poderão ser acionadas frente às reclamações.