Quatro condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro em Barcarena

O conhecido "bafômetro" foi recusado por quatro motoristas - Foto Ascom/Detran

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) deflagrou no último fim de semana a Operação Lei Seca no município de Barcarena, localizado a 120 quilômetros de Belém. A operação foi iniciada ainda na noite de sexta-feira,12, quando foram abordados cerca de 70 condutores, e encerrou na madrugada de segunda-feira (15).

As atividades iniciavam às 22 horas e prosseguiam até a manhã do dia seguinte. No primeiro dia (12), a ação coincidiu com a realização de uma festa com uma grande aparelhagem de Belém. Neste dia, a operação teve como saldo oito prisões de condutores por alcoolemia, com o mesmo número de veículos recolhidos ao parque de retenção, sendo duas motocicletas. Todos os detidos foram conduzidos para a delegacia de policia, onde foram feitos os procedimentos legais que só terminaram na manhã de sábado.

A operação foi retomada no sábado à noite com várias infrações administrativas sendo registradas pelos agentes. No domingo a Operação Lei Seca foi levada ao acesso à praia do Caripi. O resultado final dos três dias de operação apresentou um saldo de 250 abordagens a condutores de automóveis e motocicletas, destes, 103 receberam notificações por crime de trânsito, 18 motoristas foram enquadrados e 19 responderão por crimes administrativos.

No período, somente quatro condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e as demais infrações totalizaram 62 ocorrências. “Acho que cumprimos nossa obrigação aqui e mostramos que o Detran continuará fiscalizando intensamente os abusos cometidos por condutores o ano todo”, avaliou o coordenador da operação em Barcarena, agente Deninson Maia.

Para essa fiscalização, que coincidiu com a comemoração dos Dia dos Pais, a diretoria Técnica Operacional do Detran mobilizou uma unidade móvel com acesso direto à internet e 25 servidores, sendo 24 agentes de fiscalização e um administrativo. Dois guinchos e seis motociclistas do Grupamento Tático Motociclístico (GTM), além de um efetivo da Policia Militar e Corpo de Bombeiros deram o apoio logístico e de segurança à Operação Lei Seca em Barcarena.