Celpa reúne mais de 1600 eletricistas para Dia D da Segurança






Nesta quarta-feira, dia 28, mais de 1600 eletricistas que atuam na Celpa participaram do “Dia D da Segurança”, o evento semestral da empresa que tem o intuito de promover e assegurar diretrizes de segurança relacionadas aos procedimentos executados pelos profissionais da concessionária. O encontro ocorreu na sede do SESI Ananindeua e contou com a presença de toda a diretoria da concessionária, que, na oportunidade, assinou a Política de Consequência “Lei da Vida”. O documento estabelece a preservação da saúde e integridade no ambiente de trabalho, implementando uma forte cultura de normas e cuidados.

De acordo com o presidente da Celpa, Nonato Castro, os profissionais de todas as áreas da empresa devem se envolver no combate aos atos e condições inseguras que podem ocasionar acidentes de trabalho. “Nós trabalhamos com um serviço essencial que nos traz muitos benefícios, mas como energia elétrica é algo invisível, ela também pode ser muito perigosa. Então, segurança deve ser prioridade máxima, pois temos uma enorme responsabilidade com as pessoas que nos amam”, avalia o presidente.

Tropa de elite

Quem também participou do Dia D foi o ex-capitão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio de Janeiro), Rodrigo Pimentel, também conhecido por ter inspirado a personagem de Wagner Moura no filme Tropa de Elite. Na oportunidade, Rodrigo ministrou uma palestra que relaciona a realidade do Batalhão a das empresas e atividades do mundo corporativo. O foco principal da abordagem é o que está além dos processos: o compromisso de segurança com os procedimentos que envolvem a rede elétrica; o compromisso com os clientes; o foco no resultado; o trabalho de equipe; a superação de limites – metas; a liderança mútua; e a auto realização no cumprimento da missão-tarefa.

De acordo com Rodrigo, os valores que foram aprendidos na sua rotina enquanto fazia parte do BOPE, são facilmente aplicáveis às operações das grandes empresas. “Enquanto fazemos parte de uma equipe, o trabalho deve ser pensado de maneira coletiva. É uma das regras básicas e que cabem a qualquer situação. Para garantir a segurança, que é o grande tema aqui hoje, é de extrema importância que esse espírito de equipe esteja firme e forte. Além do cuidado próprio, também devemos prezar pelo outro”, avalia.


Atuando há mais de dois anos na Celpa, o eletricista Lúcio Rafael conta que é muito gratificante ter a oportunidade de participar deste tipo de evento. “É a primeira vez que vejo algo desse porte voltado para a segurança. É muito importante que eu e todos os meus colegas tenhamos essa noção, para nos proteger e valorizar as nossas vidas enquanto executamos os trabalhos”, finaliza o eletricista.