Costurando a volta ao mercado de trabalho - Parte 2

Roberto Buriti quer muito mais. Pretende se tornar um estilista famoso.

O mundo da moda atraiu o único homem da turma da manhã da Unidade Móvel do Senai em Ananindeua. Roberto Buriti está decidido a largar o salão de beleza e se tornar um estilista famoso da alta costura. Ele não quer só costurar, ele quer ditar a moda. “Me fez despertar coisas que nunca imaginei que exista em mim. Vejo o mundo da moda do jeito que é só meu. E um dia vou poder compartilhar com o mundo tudo isso que aprendi. Futuramente me tornarei um designer de moda. Esse é o meu maior objetivo hoje”, afirmou Buriti.

Professora Elaine ficou satisfeita com a produção de suas alunas 

Este ano de 2016, a indústria têxtil brasileira passa por um período de ajustes e deve retomar o crescimento de fato, até o final do ano, segundo a previsão da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). No estado do Pará, a procura pelo curso de confecção industrial do Senai, reflete essa tendência. Segundo o coordenador das unidades móveis do órgão no Pará, Ivan Carvalho, o mercado precisa de mão de obra qualificada: “a confecção é um exemplo. Nós podemos citar que aqui no Pará, a produção vem tudo de fora. As indústrias precisam dessa mão de obra qualificada”.

Através desse método, na unidade móvel, foram qualificados no Pará, só em 2015, cerca de 3 mil profissionais. A professora Elaine Beckman, é mestre em moda e já trabalha no ramo há mais de dez anos. Ela vem notando que nos últimos anos o mercado está em alta. “De um tempo pra cá, o mercado da moda cresceu muito em Belém. Junto ao Senai, eu vejo que eles estão ajudando muito a crescer. Estava muito lento aqui esse crescimento, mas com as unidade móveis nos bairros, elas estão tendo oportunidade de fazer esse curso”. O volume de exportação de tecidos de algodão aumentou 34,19% em outubro de 2015. As vendas externas de vestuário também cresceram – 10,66% em volume, ou 17,90% se levado em conta artigos de cama, mesa e banho.


Reportagem e Foto: Celso Freire

Ouça a reportagem completa
http://www.radiotube.org.br/audio-3520mXu44LGWv