Ecocelpa inaugura posto no bairro da Pedreira


O bairro da Pedreira, em Belém, ganhará um posto de coleta seletiva de resíduos recicláveis nesta sexta-feira, dia 30. A inciativa faz parte do projeto da Celpa que tem foco na conscientização ambiental por meio da destinação adequada dos resíduos domésticos, o Ecocelpa. O novo ponto funcionará na Avenida Pedro Miranda, na esquina com a Travessa Pirajá, próximo a Aldeia Cabana. O funcionamento será às terças-feiras, de 8h às 12h e 14h ás 17h.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o Ecocelpa concede descontos na conta de energia elétrica com base na troca de material reciclável e, agora, soma mais um posto aos cinco já existentes do projeto. Os outros locais de coleta de resíduos funcionam de maneira fixa na sede da empresa, na Avenida Augusto Montenegro; em um shopping também na Avenida Augusto Montenegro; na Paróquia Divino Espirito Santo, em Ananindeua. Os postos volantes, que funcionam em datas específicas da semana, estão na Praça Matriz de Ananindeua e no Largo do Santuário de Fátima, no bairro de Fátima.

Desde o início do projeto, em 2015, já foi possível coletar cerca de 1.145,23 toneladas de resíduos recicláveis em todos os quatro postos que funcionam nos municípios paraenses. Essa quantidade significa 3.250,44 toneladas capturadas de gás carbônico, substância altamente nociva ao meio ambiente. Essa contagem também representa uma economia de 5.458 MWh (megawatt), em se tratando de energia elétrica, pois para cada tipo de material reciclado, tem-se uma economia energética, devido ao seu reprocessamento e a não retirada direta das matérias primas na natureza.

Para o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa e um dos responsáveis pelo projeto, Hugo Cardoso, a implantação de um novo posto no bairro da pedreira só reforça o ideal de cidade limpa. “Com este novo ponto, nós contabilizamos seis postos do Ecocelpa e nossa meta é crescer ainda mais e contribuir para a, limpeza de Belém e os outros municípios para onde queremos expandir. Esse tipo de ação estimula as pessoas a selecionarem os resíduos de maneira adequada e contribui de maneira efetiva para a preservação do meio ambiente”, finaliza Hugo.

Veja os resíduos que podem ser trocados:

Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares

Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro

Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão

Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado

Horário e locais de coleta:

– Sede da Celpa, localizado na rodovia Augusto Montenegro, km 8,5. Funciona de segunda a sexta, de 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.

– Posto em Ananindeua, na Paróquia do Divino Espirito Santo, situado Avenida Arterial 18, no conjunto Cidade Nova IV.  Funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.

– Largo do Santuário de Fátima, funciona às quartas, de 08h às 12h e 14h às 17h e aos sábados das 08h às 12h

– Parque Shopping Belém na rodovia Augusto Montenegro, km 4,5, funciona de segunda a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h.

- Posto volante em Ananindeua, a princípio funciona às segundas-feiras na Praça Matriz de Ananindeua, no pátio da Igreja Nossa Senhora das Graças. De 8h às 12h e de 13h às 17h.

- Posto volante no bairro da Pedreira, O funcionamento será às terças-feiras, de 8h às 12h e 14h ás 17h, na Avenida Pedro Miranda, na esquina com a Travessa Pirajá.