Hospital de Tailândia estimula a doação de órgãos no Setembro Verde

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, aderiu à campanha Setembro Verde da Central de Órgãos, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar órgãos e tecidos e elevar as chances de pacientes que necessitam de transplantes para sobreviver. A ação no hospital ocorre nesta segunda-feira (19), com palestras ministradas pelo clínico geral Jadson Wanzeler de Moraes, que faz parte do corpo clínico do HGT. O evento, que vai das 10h ao meio-dia, é voltado para funcionários, usuários, acompanhantes e estudantes da escola municipal de ensino fundamental Maria Socorro Ricarte Lopes e Guaraci Mendes.

As atividades, que se estendem até o próximo dia 30, vão fornecer informações diariamente aos usuários, durante a espera de atendimento. A campanha será desenvolvida também com a distribuição de material educativo e apresentação de vídeos educativos.

O HGT é responsável pela oferta de assistência de média complexidade para cerca de 240 mil habitantes do nordeste paraense, no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o diretor executivo do hospital, José Neto, a integração no Setembro Verde fortalece a campanha encabeçada pela Sespa. “A regionalização da mobilização para elevar a captação de órgãos e tecidos no Pará significa mais vidas salvas pelo esforço em conjunto, do compromisso com a vida daqueles que doam seus órgãos e das famílias que entendem e viabilizam essa solidariedade”.

Segundo a Sespa, em 2015 foram registrados 23 doadores de múltiplos órgãos, 49 de córneas, 53 transplantes renais e 182 de córneas, totalizando 307 doadores. Este ano, até agosto, 468 pessoas esperam por um transplante de rim e 1.114 por um transplante de córnea. Considerando todo o ano de 2015, o Pará fez 30 transplantes de rins e 98 de córneas.

Ainda nos primeiros meses deste ano, em 40% dos casos notificados de morte cerebral no Pará, quando é possível a retirada de órgãos e tecidos, houve negativa das famílias à captação. No primeiro trimestre de 2013, essa recusa ocorreu em 32% dos casos; em 2014, em 35%; e no ano passado, 56%.


Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.