Hospital incentiva preservação do meio ambiente com mutirão para plantar árvores


Membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional de Tailândia - Foto Ascom


Engajado em ações para a preservação do meio ambiente, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promove a “Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade”, até esta quinta-feira, 29, com palestras, apresentação de vídeos, mutirão para plantar árvores e distribuição de material educativo para colaboradores e usuários, acompanhantes e alunos de escolas municipais.

 As ações serão realizadas no auditório e áreas de recepção do hospital, que desenvolve o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), para assegurar a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada de 100% dos cerca de 150 quilos de resíduos gerados na unidade diariamente, promovendo segurança, redução dos riscos de infecção e contaminação no ambiente hospitalar.

Das ações planejadas e desenvolvidas pelo HGT, destacam-se conquista da certificação com Selo Ouro concedido pelo do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Dentro dessa linha, a gestão do hospital destaca também a obtenção do reconhecimento Green Kitchen/2016: Gastronomia sustentável, uso consciente de papel toalha. Outras importantes ações fazem parte da rotina sistêmica do HGT, entre elas, a criação da Comissão Interna para o controle e descarte adequado dos insumos gerados no ambiente do hospital; incentivo para combater o desperdício de papel A4; ações para conscientização sobre o uso racional de energia elétrica, coletas seletiva 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e instalação gradativa de torneiras automáticas com controle de vazão, para evitar o desperdício de água, além da campanha de conscientização sobre o uso racional da água e dos copos descartáveis.

De acordo com a coordenadora de Hotelaria, Flávia Machado, a escassez de recursos naturais é um problema que afeta toda a sociedade e tem despertado a atenção de organizações de diferentes segmentos quanto à importância do planejamento e prática de ações de responsabilidade socioambiental.

O HGT vem se destacando com algumas iniciativas sustentáveis, entre elas, o Manual de Boas Práticas Ambientais, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que faz a gestão do HGT em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).