Hospital Regional em Paragominas oferece exame cerebral para crianças usuárias do SUS

Permitir o diagnóstico precoce e auxiliar o tratamento de doenças em crianças na faixa etária de 2 a 10 anos, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado em Paragominas, município do nordeste paraense, já realizou em mais de 50 crianças o exame eletroencefalograma. Apesar de não oferecer atendimento em pediatria, o hospital identificou essa demanda no município e passou a oferecer o serviço à população.

Realizado desde maio, o atendimento - resultado da parceria com o Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), do município -, já contribui para desafogar a rede de saúde pública de Belém, para onde as crianças acabavam sendo encaminhadas. Além do custo financeiro para as famílias, as crianças esperavam por meses a realização do exame. Hoje, o tempo de espera não chega a uma semana.

Mãe de uma das crianças beneficiadas pela iniciativa do hospital, Zenilda de Souza Oliveira, 37 anos, reconheceu a importância desse atendimento, que segundo ela está ajudando crianças de toda a região. “O atendimento foi notável. Nem em hospitais particulares tivemos tanta atenção e carinho. Atendimento ágil e de qualidade”,afirmou Zenilda, que reside em Paragominas e temia enfrentar uma longa viagem com a filha para Belém. “Tudo deu certo por aqui mesmo. Graças a Deus e à equipe de profissionais do hospital”, acrescentou.

Sem fila de espera - Diretor de Enfermagem do HRPL, Clóvis Guse informou que alguns exames são realizados com sedação geral, no centro cirúrgico. “Com a parceria zeramos a fila de espera da Regulação, devido à agilidade na realização do exame e na liberação dos resultados”, afirmou.

O HRPL também oferece todo mês 70 eletroencefalogramas para usuários adultos. Em Paragominas e demais municípios da área de abrangência do hospital os serviços de saúde não dispõem desse exame. De janeiro a julho deste ano, foram realizados mais de 250 eletroencefalogramas. A instituição tem capacidade para realizar um número maior desse exame. Por isso, os municípios podem, por meio da Regulação, encaminhar ao hospital usuários que precisam desse procedimento.

O exame é necessário para analisar a atividade elétrica do cérebro de forma espontânea, por meio de eletrodos posicionados na cabeça, que permitem a medição elétrica. Pode ser feito por qualquer pessoa, de recém-nascidos a idosos, para diagnosticar qualquer distúrbio convulsivo, confusão, traumatismo craniano, tumores cerebrais, infecções, doenças degenerativas e distúrbios metabólicos que afetam o cérebro. É também indicado para avaliar problemas no sono e investigar períodos de inconsciência.

Segundo Clóvis Guse, todo o exame dura aproximadamente 20 minutos. É indolor, rápido e seguro, sem efeitos colaterais. Alguns pacientes podem precisar de sedação. Ele informou ainda que o exame é realizado em usuários com suspeita de morte encefálica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Regional Público do Leste oferece 70 leitos, sendo 20 de UTI, e dispõe de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.