Com o objetivo de proporcionar
maior comodidade aos usuários, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran)
oferece, a partir desta segunda-feira (31), mais uma opção para
recebimento dos certificados de Registro de Veículo (CRV) e de Registro de
Licenciamento de Veículo (CRLV), este último de porte obrigatório, solicitado
pelas autoridades de trânsito durante as fiscalizações. Com a nova opção, ao solicitar a
guia de serviços de veículos, tanto no site www.detran.pa.gov.br quanto no
atendimento presencial, o dono do veículo poderá optar por receber o documento
no seu endereço ou em uma agência dos Correios. No próprio site, durante o
passo a passo para impressão da guia, serão oferecidas as duas opções de
entrega.
Se a opção for pela retirada em
uma agência dos Correios autorizada, o site vai mostrar a lista dos endereços
das agências disponíveis para escolha do cliente. “É preciso, porém, estar
alerta, pois o documento vai ficar disponível nos Correios pelo prazo de 15
dias”, ressalva a coordenadora de Registro de Veículos do Detran, Tatiane
Ferreira.
Caso o proprietário faça opção
por receber o documento em casa, o Correio faz três tentativas de entrega. É
necessário que alguém esteja no local para receber o CRV ou CRLV e assinar o
aviso de recebimento. Se não houver sucesso nas três tentativas, o documento
fica disponível, também por 15 dias, na agência dos Correios, de acordo com o
endereço de registro do veículo. Em ambos os casos, quando o documento não é
recebido, ele é devolvido para a sede do Detran, na Avenida Augusto Montenegro,
aonde o condutor deverá se dirigir para reaver a documentação.
O condutor agora também tem a
opção para cancelar boletos impressos no site do Detran e não pagos até a data
de vencimento. Anteriormente, o usuário tinha que esperar 24 horas para poder
emitir nova guia para quitação da taxa de serviços de veículo, ou então deveria
se dirigir a um posto para solicitar o cancelamento do boleto impresso e não
pago, para, somente então, emitir outro.
A diretora geral do Detran,
Andrea Hass, diz que esta é mais uma facilidade oferecida ao usuário. “Estamos
trabalhando para proporcionar maior comodidade ao cidadão, facilitando o acesso
aos serviços. A meta é garantir o maior número possível de serviços na
internet, de forma que o cliente não precise se deslocar até um dos nossos
postos”, destaca.