Região Norte reelege seus prefeitos

Zenaldo Coutinho, do PSDB, é reeleito prefeito de Belém - Foto Danilo Pinheiro - Unama FM

Nas eleições de 2016, 20 prefeitos de capitais tentaram a reeleição e 15 conseguiram se manter no cargo. A maioria das reeleições ocorreu no Norte e no Nordeste do país. Em apenas uma capital de cada região houve troca de comando no Executivo municipal. No Norte, das sete capitais da região, seis reelegeram seus prefeitos. Apenas Porto Velho trocou de prefeito. Dr. Mauro tentou a reeleição, mas foi derrotado ainda no primeiro turno. Além das outras seis capitais do Norte do país – Rio Branco, Macapá, Palmas, Boa Vista, Belém e Manaus – mais nove reelegeram seus prefeitos.

Belém

O candidato Zenaldo Coutinho (PSDB) venceu a disputa para a prefeitura de Belém, com 52,33% dos votos válidos. Edmilson (PSOL) ficou em segundo lugar, com 47,67% dos votos válidos. Atual prefeito da capital paraense, Zenaldo Coutinho, 55 anos, concorreu à reeleição pela coligação União por uma Belém do Bem, composta por 15 partidos. Na disputa, teve como vice Orlando Reis (PSB). Começou na vida política como vereador, em 1982, aos 21 anos. Após dois mandatos consecutivos no cargo, atuou como deputado estadual do Pará de 1991 a 1999. Como deputado federal, teve quatro mandatos consecutivos, de 1999 a 2012. 

Zenaldo teve a candidatura cassada há menos de um mês. O juiz Antonio Claudio Cruz, da 97ª Zona Eleitoral de Belém, entendeu que o tucano divulgou durante o período de campanha vídeos em que aparece inaugurando obras. A defesa do candidato negou as acusações e recorreu da decisão. Com isso, o pleito ocorreu normalmente. Com a vitória nas urnas, Zenaldo poderá assumir a prefeitura, mas terá que deixar o cargo caso a decisão por sua cassação prevaleça em última instância.

O candidato derrotado Edmilson Rodrigues (PSol), que obteve 47,67% dos votos, disse que não reconhece o resultado final das eleições para prefeitura de Belém. Ele disse que não pode legitimar a reeleição do atual prefeito visto a existência de vários processos que ele responde e denúncias feitas pelo Ministério Público em relação a ele.


Abstenções

Mais de 21% dos eleitores de Belém se abstiveram. Foram 221.641 faltosos no segundo turno da votação para a Prefeitura de Belém, ocorrida neste domingo (30). Foram 20.579 votos brancos, e 42.853 votos nulos.

Denúncias

Segundo a CNBB, o serviço do Disque Denúncia contabilizou mais de 200 denúncias de irregularidades relacionadas ao segundo turno das eleições 2016, em Belém. Cerca de 80% dos registros fazem referência ao uso da máquina pública e em segundo lugar estão as denúncias sobre compra de votos.