Liga lá no Rádio! Hoje é o Dia dele

Celso Freire


Quando a televisão chegou ao Brasil em 1950, muitos apostavam no fim do rádio. Entretanto, contrariando essas expectativas, o rádio consolidou-se ainda mais como grande veículo de comunicação de massa.
Desde 1922, quando aconteceu a primeira irradiação oficial, do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, a chamada “caixa mágica’ encantou os brasileiros e fez história no país.

“O rádio é o divertimento do pobre(..), e a informação dos que não sabem ler”, sob estas palavras Roquete Pinto, considerado pai da radiodifusão, enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e história brasileira. E ele estava certo.
As ondas curtas e médias ultrapassaram barreiras sociais e políticas. Pobres, ricos, intelectuais ou leigos, esquerdistas ou de direita. Todos se renderam a esta democrática e popular fonte de informação e diversão.

Da primeira transmissão para cá, muita coisa mudou e a Abratel não só faz parte desse processo, como também, trabalha de forma intensa com o objetivo de garantir a existência e o futuro do rádio.
Exemplo disso foi a vitória sobre a questão do horário de exibição do programa A Voz do Brasil no Nordeste.

A Abratel conseguiu judicialmente que as rádios associadas veiculassem o programa em seu horário local. Tal determinação prejudicava a programação das rádios, pois a região não adotava o horário especial. Posteriormente, a União estendeu esse direito a todas as rádios que estavam na mesma situação. Com isso a associação extinguiu um problema que já existia há 68 anos.

Outra ação histórica da Abratel foi a negociação junto ao Ministério das Comunicações (Minicom) sobre a migração das rádios que operam em AM para a faixa FM. A Abratel obteve uma grande conquista para os seus associados e para as rádios de todo Brasil. A presidente Dilma deu ordem para que seja realizada essa mudança que irá beneficiar mais de 2.000 rádios (AM).
Homenagem da Abratel

“A Abratel quer homenagear todas as nossas associadas que fazem do rádio um dos mais importantes veículos de comunicação no Brasil. Emissoras que levam, gratuitamente, serviço, informação e entretenimento para as famílias brasileiras do maior ao menor município”.

Luiz Cláudio Costa
 Presidente da Abratel