Litro de Luz começa a iluminar comunidades na Amazônia




O Litro de Luz, a ONG que mais cresce no mundo no ramo de energia solar, já premiada internacionalmente com o World Habitat Awards 2015 da ONU e o prêmio NOBEL de Energia Sustentável, o Zayed Energy Prize, agora vai iluminar a Amazônia. Representante oficial do movimento global Liter of Light no Brasil, a entidade inicia a primeira parte do projeto que chegou em 7 comunidades ribeirinhas no dia 3 de setembro.

Após ganhar o Prêmio St Andrews Prize For The Environment, da Universidade St Andrews na Escócia, a ONG utilizará o valor recebido, US$ 100 mil dólares, para levar soluções ecológicas e economicamente sustentáveis com o uso de garrafas pet para combater a falta de iluminação em áreas que não possuem acesso a rede elétrica ou que não podem arcar com seu custo.

O processo, que tem previsão de ser concluído em março, começará pela comunidade Dominguinhos, que fica em Caapiranga, a 145 quilômetros de Manaus. Durante a primeira parte do projeto, voluntários do Litro de Luz irão ficar três dias na região para ensinar aos moradores como produzir e utilizar os circuitos para iluminação. A previsão é que sejam montados 30 circuitos, incluindo 20 postes e 9 lampiões. Além da comunidade de Dominguinhos, a ONG visitará São Sebastião e Jacarezinho.

 “Nossa ideia é mais do que ir até a comunidade e levar um poste feito por nós. Buscamos empoderar os moradores, para que eles dominem todas as técnicas e possam também ser multiplicadores da nossa tecnologia”, conta Laís Higashi, presidente do Litro de Luz.

Sobre o Litro de Luz


O Litro de Luz é a ONG de energia solar que mais cresce no mundo. No Brasil desde 2014, a entidade desenvolve soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação em áreas que não possuem acesso à rede elétrica ou que não podem arcar com seu custo. Foi por meio de uma solução acessível criada pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002 - que usou garrafas pet abastecidas com água e alvejante para solucionar o problema da falta de luz dentro de casa – que o movimento global Liter of Light foi criado nas Filipinas, em 2011. Atualmente, a organização está presente em mais de 21 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como  World Habitat Awards 2015, da ONU, e o prêmio NOBEL de Energia Sustentável, o Zayed Energy Prize. No Brasil, a organização já atuou em Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Caapiranga, e desenvolve agora seu maior projeto, a ser implantado na Amazônia após ganhar US$100 mil por meio do prêmio St. Andrews Prize For The Environment.