Marituba terá usina verde para processar lixo urbano

Lixões serão desativados com a Central de Resíduos - Ascom/MPPA

Após experiências de sucesso em Salvador e São Paulo, a Central de Processamento e Tratamento de Resíduos (CPTR) vai criar no Pará uma usina verde para geração de energia a partir do aproveitamento do lixo urbano coletado na Região Metropolitana de Belém (RMB). A previsão é que o empreendimento comece a funcionar dentro de cinco anos. A termelétrica verde do Pará será instalada na CPTR, no município de Marituba, o único local apropriado e certificado para receber os resíduos sólidos da capital e arredor. A previsão é de investimentos na casa dos R$ 40 milhões e a capacidade da geração será, em média, de 15 megawatts (MW) de energia. “Vamos garantir que o biogás gerado no aterro tenha um aproveitamento nobre ao transformá-lo em energia elétrica limpa”, adianta Gustavo Nunes, gerente geral da CPTR.

Toda a nova usina, que funcionará com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), deverá ocupar um espaço de 15 mil metros quadrados, e contará com um aparato tecnológico, motores e portabilidade no tratamento do gás metano, a exemplo do que acontece em São Paulo e Salvador. “São vários motores com potência elevada para que o funcionamento seja pleno e efetivo de geração de energia renovável e sustentável”, pontua Nunes.

Esta será a terceira empreitada da CPTR no Pará com beneficiamento direto à população. No espaço já existe uma usina de coleta de lixo, com atuação direta de 35 catadores, além de uma estação de tratamento de chorume através da osmose reversa, transformando a água para reuso. “São ações que valorizam os nossos recursos que podem voltar em forma de benefício para a sociedade paraense”, finalizou.

Buscando meios que não prejudiquem o meio ambiente, o biogás é uma das alternativas para geração de energia elétrica sustentável. Ele transforma em energia o gás metano extraído da decomposição de resíduos sólidos, trazendo diversas vantagens em sua utilização por ser uma fonte de energia limpa e renovável, ter baixa emissão de gases poluentes e ser uma importante fonte energética.