Pesquisa destaca Benevides no Ranking de Eficiência

Município de Benevides é destaque na pesquisa do Datafolha - Foto - Divulgação

Da região metropolitana de Belém, apenas o município de Benevides obteve destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios - REM, pesquisa do * Datafolha que mede o grau de eficiência nos setores da educação, saúde e saneamento, tomando por base a aplicabilidade de recursos recebidos. Nenhum município do Pará alcançou o grau máximo “eficiência”. Abel Figueiredo, no sudeste do Estado; Nova Timboteua, na zona bragantina e Benevides ficaram, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar no nível “alguma eficiência”, que fica próximo ao nível “eficiência”.

Em Benevides, a melhor pontuação, de acordo com o estudo do Datafolha, foi para a área da Saúde. “Esse resultado é fruto da priorização dos programas e ações voltados para a atenção básica e pelo respeito aos trabalhadores da saúde”, comemora o secretário de saúde de Benevides, Elvis Ribeiro. Ele pontua que o resultado apresentado em Benevides, acima da média do total dos municípios brasileiros, vai na contramão da crise enfrentada pela maioria dos municípios brasileiros no setor da saúde. “Um de nossos mais recentes investimentos foi a realização do processo seletivo que aprovou 145 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 16 Agentes de Combate às Endemias (ACEs)”, completa o secretário, acrescentando que um ponto importante é a autonomia que lhe foi concedida pelo prefeito.

Em todo o país, ainda de acordo com o Datafolha, entretanto, a principal crítica dos usuários é com relação aos serviços oferecidos pela saúde pública. Segundo a pesquisa, a saúde no Brasil recebeu a pior avaliação, com 52% de reprovação. Em Benevides há reclamações, mas são muitos os usuários que só tem elogios ao atendimento, às campanhas e aos programas organizados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Fiz todo o meu pré-natal aqui, sempre fui bem tratada, bem orientada, tanto pelos atendentes, como pelos médicos e enfermeiros. E em outras situações que precisei de atendimento, não tenho reclamação alguma”, expõe a dona de casa Hellen de Cássia Guimarães, moradora do bairro Duque de Caxias, mãe da pequena Emily Sophia, de sete meses.

*Pesquisa divulgada no último final de semana