Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais comemoram os 400 anos de Belém

Bandas de Fuzileiros Navais se apresentam nesta quarta-feira na Praça Santuário - Foto Youtube 

        
A partir desta quarta-feira, 5 até sexta-feira 7, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, traz para Belém (PA), como parte das comemorações alusivas aos 400 anos da cidade, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. A Banda Sinfônica é composta por cerca de 100 músicos-militares, de ambos os sexos, além de um coro de, aproximadamente, 20 pessoas, que em seu currículo traz apresentações no exterior, como as participações no 5º Festival Internacional de Bandas Militares, na Itália (1996), no concerto de inauguração do teatro Tom Jobim, em Assunção-Paraguai (1996); e no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazú, Argentina (2004). Possui um vasto repertório constituído dos mais variados gêneros musicais, abrangendo do erudito ao popular.

Agenda de Apresentações:
05 de outubro, às 19h15: Praça Santuário, em frente a Basílica de Nazaré (aberta ao público);
06 de outubro, às 20h: Praça Santuário, em frente a Basílica de Nazaré (aberta ao público); e
07 de outubro, às 19h30: Theatro da Paz (por convite).

A Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais tem origem na antiga Brigada Real de Marinha, que acompanhou a família real portuguesa assim que desembarcou no Brasil, em 1808.   Ao longo dos anos, a banda sinfônica conquistou prestígio nacional e internacional. Entre as apresentações célebres, destacam-se o concerto realizado na Inglaterra, no Palácio de Buckingham, para a Rainha Elizabeth, em 1952.

Atualmente a Banda Sinfônica possui um vasto repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. Todos os integrantes tiveram formação e aperfeiçoamento na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo a Marinha do Brasil única Força Armada que possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos, integrada na estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais