Caroço de açaí é usado para reduzir emissão de poluentes em ônibus

Foto: Cristino Martins - AG.Pará
Jovens pesquisadores de Igarapé-Miri, Abaetetuba e Moju são os representantes do Pará na 31ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que se encerra nesta sexta-feira (28/10), em Novo Hamburgo (RS). O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, conta com delegações de 21 países e de todos os Estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Filtro Separador e Redutor de Poluentes Gasosos Utilizado em Escapamento de Ônibus, com Ação do Carvão do Caroço do Açaí (Euterpe oleracea) Ativado Fisicamente Com Vapor D’água – Fase III é o projeto do estudante Anderson Silva dos Santos, do IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, de Abaetetuba. 

A pesquisa, orientada pelo professor Valdemar Carneiro Rodrigues Júnior, teve como objetivo de produzir um filtro à base de carvão ativado a partir do caroço do açaí, para uso no escapamento de ônibus, reduzindo o número de partículas poluentes emitidas no trânsito. Em Moju, a aluna Andreza Rodrigues Progenio, da EMEF Major José Tenório, realizou a pesquisa Educação Ambiental: Um Estudo das Causas e Consequências do Assoreamento dos Igarapés do Distrito Nova Vida – Moju (PA). O trabalho foi orientado pela professora Aurenice do Nascimento Silveira, e envolveu a análise dos impactos naturais ou humanos nos igarapés no Distrito Nova Vida, na cidade de Moju, causados pelo assoreamento – quando o acúmulo de lixo nas margens de rios e igarapés altera seu leito, causando o transbordamento dos rios em épocas de chuvas.

O trabalho das jovens Jackeline Silva Pureza e Ana Vitória Ferreira Quaresma, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Dalila Afonso Cunha, de Igarapé-Miri, é voltado para a área artística. Palmiarte: Arte e Decoração em Palmito e Companhia, apresenta a confecção do artesanato com a casca do palmito, como contribuição para diminuir de forma significativa o impacto ambiental causado pela planta. O trabalho teve a orientação da professora Garcilene do Socorro Afonso Ferreira.

A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Mais informações em www.mostratec.com.br.

 Aluno no estande que apresenta sua pesquisa. Foto Vinícius Hans.


ESCOLAS E PROJETOS DO PARÁ
Escola Estadual de Ensino Médio Professora Dalila Afonso Cunha – Igarapé-Miri
Projeto: Palmiarte: Arte e Decoração em Palmito e Companhia
Alunas: Jackeline Silva Pureza e Ana Vitória Ferreira Quaresma
Orientadora: Garcilene do Socorro Afonso Ferreira

EMEF Major José Tenório - Moju
Projeto: Educação Ambiental: Um Estudo das Causas e Consequências do Assoreamento dos Igarapés do Distrito Nova Vida – Moju (PA)
Aluna: Andreza Rodrigues Progenio
Orientadora: Aurenice do Nascimento Silveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Abaetetuba

Projeto: Filtro Separador e Redutor de Poluentes Gasosos Utilizado em Escapamento de Ônibus, com Ação do Carvão do Caroço do Açaí (Euterpe oleracea) Ativado Fisicamente Com Vapor D’água – Fase III

Aluno: Anderson Silva dos Santos
Orientador: Valdemar Carneiro Rodrigues Júnior