Concerto na Igreja de Santo Alexandre encerra o Festival de Música Brasileira

A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes fará o primeiro concerto do Festival Música das Américas - Foto AG.Pará

Neste sábado (22) chega ao fim o 32° Festival de Música Brasileira, promovido pela Fundação Carlos Gomes. A noite de encerramento será na Igreja Santo Alexandre, às 18h, com entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. A igreja tem capacidade para 200 pessoas e o público pode chegar com um pouco de antecedência para conseguir um bom lugar e acompanhar as apresentações musicais. O concerto de encerramento terá a participação de alunos e professores de diversos instrumentos do Instituto Estadual Carlos Gomes. Uma das principais apresentações será do grupo Flautas da Amazônia, que integra os grupos artísticos da instituição. O flautista Acácio Cardoso, que coordena o grupo, disse que o conjunto está sempre passando por renovação na formação e destacou o repertório ensaiado para a noite de encerramento.

“O Flautas da Amazônia é formado por alunos do Instituto Carlos Gomes, e por ser formado por alunos, o grupo está sempre recebendo novos componentes. Na formação original são 25 alunos, porém para esta apresentação teremos 40 integrantes, todos alunos de diversos níveis do instituto. Temos alunos desde o primeiro ano até o técnico”, explica o coordenador. O repertório que será apresentado tem clássicos da MPB, como “Mulher Rendeira”, de Luiz Gonzaga, e músicas de compositores paraenses, como a inédita “11 Janelas”, composta por Emanoel Cordeiro especialmente para ser executada pelo grupo de flautas. A música terá a primeira audição na noite de encerramento do festival. “Será uma honra tocar pela primeira vez essa música”, disse Acácio Cardoso.

O festival proporcionou ao público uma oportunidade de conhecer mais sobre a música brasileira e deixar em evidência os compositores do Pará e do Brasil. Na edição deste ano, homenageou a cantora lírica paraense Maria Helena Cardoso e teve como músico convidado o compositor brasileiro Ronaldo Miranda, professor da Universidade de São Paulo.

Serviço: Noite de encerramento do 32º Festival de Música Brasileira. Atrações: Flautas da Amazônia, Orquestra de Violões do Instituto Carlos Gomes, Coral de Alunos (Professora Jeiza), Duos (tuba e piano/ contrabaixo e piano), Maurício Gomes (violão) e Jessé Pinon (piano). Sábado (22), às 18h, na Igreja Santo Alexandre (Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha). Entrada gratuita.