Alunos da UFPA desenvolvem Jogo Educativo Ambiental





Conscientes dos problemas ambientais da região em que vivem, estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) criam jogo educativo enfocando situações vivenciadas no Pará. Nomeado Sábio, o jogo é resultado de um dos projetos integrados desenvolvidos por alunos do curso. O jogo foi criado por Beatriz Veras, Francisco Costa, Levi Pacheco e Ney Cristina Oliveira, liderados por Verena Ribeiro, todos estudantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (CeT) da UFPA/Campus Ananindeua.  O Sábio tem por objetivo conscientizar e despertar o interesse de alunos do Ensino Fundamental para alguns dos problemas ambientais mais destacados no Pará.

Como surgiu? O jogo é um dos projetos integrados que os alunos das disciplinas Introdução à Ciência e Tecnologia, Metodologia Científica e Ciência Ambiental precisam apresentar no final do primeiro semestre do curso. Esses projetos são desenvolvidos em grupos, sob a orientação da professora Eliene Lopes.

Os temas enfocados são livres, dando aos estudantes autonomia de escolha conforme suas aptidões e interesses. Entre os projetos concluídos ou em andamento, tem-se Dessalinizador solar de baixo custo para purificação de água salobra e precipitação de sais e Mineração urbana: tesouros e riscos no reaproveitamento de celulares descartados.

Metodologia- O jogo, que ainda está na versão Beta, foi criado para o sistema operacional Android e também está disponível na loja Chrome Web Store; retrata questões ambientais regionais, divulgadas na mídia e/ou com fácil reconhecimento pelos alunos. De acordo com a professora Eliene, o jogo aborda o problema do lixo nas feiras livres de Belém, a contaminação das praias por esgoto e lixo, a poluição do ar na avenida Almirante Barroso por excesso de veículos e o desmatamento no município de Paragominas: esse município hoje é detentor do Selo Verde, mostrando que pode haver alternativas à devastação da floresta.

O Sábio foi inicialmente pensado para ser usado por alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Ananindeua. Atualmente, está sendo testado na escola privada Rainha da Paz, localizada em Belém, com um grupo de 17 alunos, com idades entre 9 e 11 anos, sob orientação pedagógica. O Sábio foi apresentado no último dia 10, no I Encontro de Ciência e Tecnologia do Campus Ananindeua. Em outra etapa do Jogo, serão abordadas questões relacionadas com a mineração.

O jogo é de acesso livre a qualquer interessado. E pode ser acessado, por meio do link “Uma aventura Ecológica”: 
https://chrome.google.com/webstore/detail/sabio-uma-aventura-ecolog/bpinichkiljanibcbiilpihljicehkca?utm_source=gmail