Imerys se surpreende com recomendação do MPF




Em nota, a Imerys se pronunciou sobre a recomendação emitida pelo MPF e MPE pedindo a suspensão das atividades da empresa. 

"A empresa recebeu com surpresa a recomendação do Ministério Público à Semas, tendo em vista que a Imerys é uma empresa idônea, logo após o incidente contactou as diversas autoridades competentes e o Ministério Publico Federal e Estadual para expor o ocorrido e sempre manteve as suas portas abertas a todas e quaisquer entidades públicas que requereram vistorias e/ou solicitações de documentação.

Com relação as alegações de informações falsas, a Imerys entende que houve um mal entendido e estará esclarecendo quaisquer pontos que possam ter gerado entendimentos equivocados. Adicionalmente, a Imerys acredita na independência e competência da equipe técnica da Semas, que licenciam e fiscalizam as atividades da empresa. Medidas que suspendam as atividades de qualquer operação industrial não devem ser pautadas por teorias inconsistentes, visto que tal decisão impactaria diversas outras pessoas, sem qualquer risco real.

Reafirmamos que todas as informações necessárias para o esclarecimento da ocorrência do dia 29 de outubro já foram feitas à secretaria, assim como tomadas as medidas preventivas na área, às quais foram, inclusive, devidamente apresentadas ao Ministério Público. Nossas equipes constataram e comprovaram para a Semas que o referido episódio tratou-se de um fato isolado, limitado.

A empresa sabe a expectativa da sociedade para que isto não aconteça mais. Esse é o trabalho e também a expectativa dos 1.400 profissionais que trabalham na Imerys. O caulim é uma argila não perigosa e abundante na natureza, classificada como não perigosa. Tanto é assim que entre 2013 e 2015 foram investidos mais de R$ 20 milhões na segurança das operações. Foram recursos aplicados em aquisição de tecnologia, reformulação de métodos de monitoramento, melhoria na gestão, novas técnicas de engenharia para construir e prevenir, entre outros.

A Imerys atua e sempre atuou em contato e colaboração irrestrita com as autoridades envolvidas para o esclarecimento de qualquer ocorrência em suas instalações, e permanece à disposição para eventuais novos questionamentos".