Tambores do Conde apresenta sonoridade diferente em Barcarena



Músicas do cancioneiro popular misturadas aos ritmos regionais e batuques amazônicos. Com essa sonoridade, o grupo de percussão Tambores do Conde apresenta o show “Brasilidade”, Neste sábado 26 de novembro, na praça São João Batista, em Vila do Conde, no município de Barcarena. O show repleto de música, cores e dança, inicia às 16h30 e é aberto ao público.  O Tambores do Conde possui uma trajetória diferenciada e nasceu de um projeto de socialização de crianças e adolescentes. Há oito anos o projeto começou com algumas oficinas de musicalização da Pastoral do Menor de Vila do Conde, em Barcarena, que buscavam ajudar crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.

Apoiado pela Imerys, mineradora que atua com caulim, hoje já há uma extensão do projeto chamada “Tamborzinhos do Conde”, com crianças de 10 a 14 anos. Tradicionalmente, os jovens confeccionam seus próprios instrumentos a partir de materiais oferecidos pela natureza. São utilizados resíduos como sementes, cabaças, cuias, madeiras e cipós. Os próprios integrantes estudam os materiais, criam e experimentam novas sonoridades, trazendo uma rica experiência musical e aprendendo a preservação ambiental e o poder da transformação social.

“Não queremos treinar músicos profissionais. A ideia do projeto é criar um espaço onde os jovens possam exercitar a criatividade, a confiança, a autoestima, sem ficar nas ruas”, explica Juliana Carvalho, coordenador de Comunicação & Relações com a Comunidade da Imerys.

O Tambores do Conde tem trajetória reconhecida e já participou de importantes eventos musicais e culturais do Pará, como o Festival Internacional da Música, a Feira Panamazônica do Livro, a XII Feira da Indústria do Pará (Fipa), no Hangar, onde o grupo se apresentou no estande da Imerys. Eles também já têm CD e DVD lançados, este último gravado no Theatro da Paz. Para a apresentação do próximo sábado, em Vila do Conde, será montada estrutura com venda de lanches e brinquedos para a criançada se divertir.


Serviço
Show “Brasilidade”, do grupo Tambores do Conde.
Data: 26/11/16 (Sábado) 
Local: Praça São João Batista, Vila do Conde, Barcarena.
Horário: 16h30.
Entrada gratuita.