Passeio ciclístico abre campanha de doação do Hemopa



Centenas de famílias de pacientes atendidos pela Fundação Hemopa serão beneficiadas com a doação de alimentos que estão sendo arrecadados com a inscrição do passeio ciclístico “Pedalando pela Vida”, que abrirá a semana comemorativa ao doador voluntário de sangue, neste sábado - dia 19. Os gêneros - arroz e feijão - serão distribuídos durante a festa de confraternização de pacientes do hemocentro, a ser realizada no dia 21 de dezembro. As inscrições estão abertas e a meta reunir cerca de 800 participantes no evento.

O “Pedalando pela Vida” faz parte da campanha “Todo dia é dia de doar sangue“, que se estenderá até o dia 25, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, programação que prevê várias atrações para homenagear os voluntários da doação de sangue no Pará e no Brasil. Anualmente, o Estado registra em torno de cem mil doações.

Ano passado a campanha contou com a participação de 1.963 pessoas, responsáveis pelas 1.650 doações que ajudaram a salvar cerca de 6.600 pacientes internados na rede hospitalar. Este ano, a meta diária será de 250 coletas.

Programação semana doador

O passeio ciclístico integra o conjunto de ações que serão realizadas no período de 19 a 25 deste mês. De 21 a 25 haverá a distribuição de preservativos, camisetas e cartão de parabéns pelo dia do doador. Lanche especial, música ambiente, Caravana Solidária, atrações culturais, orientação sobre educação em saúde também fazem estão previstas.

Dia 19/11 - Passeio ciclístico “Pedalando pela vida”, em parceria com Pará Motoclube. Saída e chegada na frente do Hemopa. Concentração, 6h.

De 19 a 25 - Campanha Instituição Cidadã “Todos doando sangue”. Local: Sede Hemopa e Unidade Castanheira, de 8h às 19h. Público: Servidores do Estado.

Dia 22/11 - "Encontro para  Multiplicadores”. Local: auditório Hemopa. Horário: 8h30 às 12h. Público: Doadores e captadores que atuam permanente na causa da doação.

Dia 25/11 - Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Atrações: corais, artistas da terra, exposição de entidades voluntárias, caravanas solidárias. Local: Sede Hemopa, de 8h as 16h.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-280 8118.