Apresentações marcam encerramento do ano letivo do Projeto Música e Cidadania

O Projeto Música e Cidadania encerra o ano letivo de 2016 com apresentações musicais nesta quinta e sexta-feira 16, na Sala Ettore Bosio, do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). A programação é totalmente gratuita e terá a participação de grupos musicais formados por crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos nas entidades conveniadas com a FCG onde são desenvolvidas as atividades do projeto. Atualmente, 1794 pessoas estudam nos onze polos do Música e Cidadania existentes na Região Metropolitana de Belém.

Projeto - O Música e Cidadania é uma atividade de extensão da Fundação Carlos Gomes desenvolvida em parceria com escolas públicas, associações comunitárias e organizações não governamentais. O projeto foi criado há 17 anos com o objetivo de descentralizar o ensino da música, fazendo com que mais pessoas tenham acesso à formação proporcionada pelo IECG. Desde 2003, o programa passou a integrar as ações da Fundação Pro Paz com o objetivo de expandir o ensino musical contribuindo para a construção da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos de bairros periféricos de Belém.

O projeto que leva o ensino musical para os bairros da periferia também tem ajudado a descobrir talentos como o jovem cantor Afonso Cappelo, de 17 anos. Ele começou a estudar música no Polo do Movimento de Emaús, no Benguí, onde são ofertadas aulas de violino, canto, violão e flauta doce. Hoje, integra o time de Carlinhos Brown no programa The Voice Brasil, da Rede Globo.

Para o funcionamento do projeto a Fundação faz todo o acompanhamento pedagógico e fornece os instrumentos, os profissionais e o material didático. São 28 professores divididos nos onze polos. De acordo com a coordenação, mais de 20 mil pessoas já passaram pelo projeto.

Serviço: Encerramento do ano letivo do Programa Música e Cidadania

Dia 15
9h - Lions Clube Benevides, Jardim das Oliveiras, Associação Filantrópica Icuí Solidário (AFIS), Lar Fabiano de Cristo, Grupo Sagrado (Flautas Doce do PMC), Pro Paz UFPA e Pro Paz UFRA
15h - Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD)

Dia 16
9h - Sociedade Beneficente e Cooperativista Cristo Redentor e Movimento de Emaús


Local: Sala Ettore Bosio (Instituto Estadual Carlos Gomes). Entrada franca.