Concerto celebra os 20 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Um concerto especial, com a primeira execução em Belém da “Sinfonia Fantástica”, de Hector Berlioz, será apresentado na noite desta sexta-feira (16), às 20h, no Theatro da Paz, marcando o início das comemorações pelos 20 anos de criação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). A entrada é gratuita. Em dezembro de 1996, quando o Theatro da Paz já contava 118 anos de existência, a secular casa de espetáculos passou a ter uma orquestra sinfônica, e um importante capítulo da história da música no Pará começou a ser escrito. Do concerto inaugural, regido pelo maestro gaúcho Andi Pereira, até hoje, são 20 anos de atividades sem interrupção.

A formação inicial contava com músicos brasileiros e estrangeiros, residentes em Belém. Hoje, a orquestra tem 66 músicos, todos paraenses ou que já moram no Pará há muitos anos, incluindo novas gerações de músicos, que vêm sendo absorvidos por meio de audições seletivas que ocorreram nos últimos cinco anos.


Da formação inicial, sete músicos ainda permanecem no grupo. Entre eles, o maestro paraense Miguel Campos Neto, que em 1996, ainda estudante, era do naipe de primeiros violinos, mas que, desde 2011 ocupa o lugar de maestro titular da OSTP. A violinista Carla Prist, o violista Rosildo Pereira, o contrabaixista Paulo André Nascimento, o trombonista Manassés Malcher e os percussionistas Cláudio Costa e Ricardo Aquino são os outros músicos remanescentes da primeira formação.