Imetropará inicia fiscalização de radares da BR-316 e BR-010

Foto Agência Pará
O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) inicia, nesta quinta-feira (1), uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que irá verificar os radares de controle de velocidade existentes na BR-316 e BR-010. Além dos radares fixos, também passarão por fiscalização os equipamentos móveis de verificação de velocidade. De acordo com o presidente do Imetropará, Jorge Rezende, a ação visa garantir a segurança nas estradas e redução dos acidentes, durante o período de final de ano. “Os órgãos são responsáveis por garantir as condições adequadas de segurança de circulação nas vias, mas também é preciso que a população faça sua parte e respeite os limites de velocidade e as regras de direção, só assim a paz no trânsito será alcançada. Vale lembrar, que é muito importante fazer a revisão do veículo antes de pegar a estrada, realizar o alinhamento e balanceamento”, pontua Rezende.

Ao todo, serão quase trinta dias de ação, 42 equipamentos fixos verificados e 5 equipamentos móveis. “O carro do Imetropará equipado com o cronotacógrafo passa em cada uma das faixas monitoradas pelo menos 10 vezes, em velocidades que variam de 30 a 100 km/h. Este aparelho dá a velocidade real do carro ao passar pelo radar, então essa medida é comparada a do equipamento, verificando se a velocidade registrada está correta”, salientou o presidente.

O Imetropará verifica os radares de velocidade em todo o Estado da Pará. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, a aferição é obrigatória uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. Depois da verificação é emitido um laudo e somente após este procedimento o equipamento está liberado para funcionamento.


A aferição no radar leva em média de vinte minutos à uma hora, dependendo do número de faixas que o radar fiscaliza. A ação envolverá os fiscais do Imetropará, uma equipe da empresa responsável pelo radar e agentes da PRF. Para evitar acidentes, durante o procedimento de verificação, conforme necessidade, a passagem na via fiscalizada será bloqueada para pedestres e veículos.