Maratona Solidária debate a saga Harry Potter





A Maratona Solidária, um projeto social promovido pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), tem a sétima arte como ferramenta de análise humanística, e a solidariedade como um dos focos principais da ação. Em sua segunda edição, o projeto exibirá, entre os dias 5 e 7 de dezembro, os filmes de uma das sagas cinematográficas mais famosas dos últimos tempos: Harry Potter, da escritora britânica multipremiada J. K. Rowling. As sessões serão exibidas na Sala de Videoconferência (Castelinho) do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da Universidade, e na sequência serão realizados debates sobre os aspectos humanos, psicológicos e religiosos da produção conduzidos por discentes dos Cursos de Filosofia e Ciências da Religião da Uepa, em parceria com alunos de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama).

Ao longo do evento também serão sorteados livros da saga para os participantes. "Escolhemos Harry Potter não somente pela notoriedade desse título na literatura e no cinema, mas pelos valores, experiências e situações que os personagens apresentam ao longo da saga. Trazê-los e relacioná-los com as perspectivas tanto da filosofia, quanto da psicologia e da ciências da religião é fazer dos filmes ferramentas de análise humanística, verdadeiros caminhos para um diálogo, para problemas que nós mesmos encontramos em nossa realidade", explica a coordenadora geral do CAFIL e uma das idealizadoras do projeto, Heloísa Helena dos Santos.


As pré-inscrições online já estão encerradas e as confirmações serão feitas no ato do credenciamento, das 8h do dia 5 até às 11h do dia 6 de dezembro. No entanto, os interessados em participar da programação podem se inscrever presencialmente em qualquer um dos dias, caso ainda haja vaga. Basta contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível na hora da inscrição, que posteriormente será repassado a uma instituição de caridade, no entorno do CCSE, no bairro do Telégrafo.