Pro Paz estende aulas de defesa pessoal com a atleta Érica Paes para o bairro da Terra Firme


 
Crianças e adolescentes são atendidas pelo Pró-Paz - Foto Ascom


A Fundação Pro Paz abre nesta sexta-feira (27) novas vagas para o projeto “Eu Sei Me Defender”, na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme. Implantado em novembro do ano passado, no Pro Paz Mulher, voltado a mulheres em situação de violência já atendidas pela Fundação Pro Paz e ao público em geral, o projeto agora está sendo estendido para o bairro da Terra Firme. As aulas serão realizadas na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro e tem como instrutora a atleta mundial Erica Paes.

Serão ofertadas, inicialmente, 30 vagas. Na sexta-feira (27) a atleta fará uma aula demonstrativa na UIPP, às 16h, já mostrando os resultados alcançados pelas mulheres que estão participando do curso no Pro Paz Mulher.

Paraense e primeira mulher da BTT (Brazilian Top Team), a lutadora Érica Paes agora compõe a equipe XGYM, a mesma de Anderson Silva. Nascida em Abaetetuba, ela conta que começou a lutar ainda criança, com apenas 12 anos, e vê no projeto a oportunidade de colaborar para o empoderamento de tantas mulheres.

“Diante da triste realidade dos altos índices de violência contra mulheres, sempre tive vontade de repassar o que aprendi sobre defesa pessoal. Eu já fui vítima de violência doméstica e de duas tentativas de estupro que, felizmente, foram frustradas devido ao meu conhecimento técnico marcial. Vi no projeto uma oportunidade de ensinar essas técnicas para que outras mulheres aprendam a se defender também”, afirma.


As inscrições para as novas turmas serão feitas diretamente na UIPP da Terra Firme e, dependendo da demanda, poderão ser ampliadas. O curso tem duração de quatro meses e dá direito à certificação.